Política

Governo rebate diretora candidata ao Oscar: “Militante anti-Brasil”

Vídeo da Secom classifica Petra Costa como uma “militante anti-Brasil” que está “difamando a imagem do país no exterior”

Cineasta Petra Costa, diretora de Democracia em Vertigem - Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

No início da noite desta segunda-feira 3, a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) publicou em suas redes sociais um vídeo para rebater informações e dados citados pela cineasta Petra Costa em um programa de entrevistas do canal de televisão americano PBS. O filme de Petra, Democracia em Vertigem, está concorrendo ao Oscar de Melhor Documentário, prêmio que será revelado no próximo domingo 9.

Em pouco mais de 2 minutos e meio, o vídeo da Secom classifica Petra Costa como “militante anti-Brasil”, diz que ela está “difamando a imagem do Brasil no exterior” e destaca uma série de trechos de respostas da cineasta, classificando os dados apresentados por ela como “fake news”. Na legenda do post, o órgão ligado diretamente à Jair Bolsonaro faz um alerta: “Não acredite em ficção, acredite nos fatos.”

Desde a indicação do filme Democracia em Vertigem ao Oscar, Petra Costa e bolsonaristas têm entrado em rota de colisão. Ao ser perguntado por jornalistas o que achava da indicação do documentário brasileiro, o presidente Jair Bolsonaro se limitou a comentar: “Para quem gosta do que urubu come, é um bom filme”. Em resposta, Petra disse que a crítica de Bolsonaro era “como ser nomeada pela segunda vez”.

Recentemente, a diretora publicou um artigo de opinião no jornal americano The New York Times intitulado “A guerra de Bolsonaro contra a verdade”, onde explicita, entre outras coisas, como as notícias falsas impactaram no resultado das eleições 2018. Dias depois, o tema voltou a ser abordado nesta entrevista concedida pela diretora ao late show americano Amanpour & Co., provocando a resposta da Secom em vídeo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo