Política

Governo nomeia olavistas para presidirem Biblioteca Nacional e Funarte

Rafael Nogueira e Dante Henrique Mantovani têm publicações nas redes com elogios a Olavo de Carvalho e ataques à esquerda

Rafael Nogueira, novo presidente da Biblioteca Nacional, durante solenidade na Câmara dos Deputados (Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)
Apoie Siga-nos no

O governo federal informou, nesta segunda-feira 2, a nomeação de novos presidentes para a Fundação Biblioteca Nacional e para a Fundação Nacional de Artes (Funarte). Os nomes foram divulgados no Diário Oficial da União (DOU).

Helena Severo, que presidia a Biblioteca Nacional, havia deixado seu cargo à disposição na última sexta-feira 29 e foi exonerada. Em seu lugar, entra Rafael Alves da Silva, que se apresenta, nas redes sociais, como Rafael Nogueira, e se define como professor de filosofia, história, teoria política e literatura.

O novo presidente da Biblioteca Nacional é conservador e seguidor autodeclarado do escritor Olavo de Carvalho. Em outubro, participou da Conservative Policial Action Conference (CPAC-Brasil), um dos principais eventos conservadores dos Estados Unidos que, em 2019, foi realizado em São Paulo. Na ocasião, debateu sobre as obras de Olavo.

Em publicação sobre a conferência, Rafael Nogueira escreveu que o evento “eleva o nível dos debates políticos, integra o país com a tradição conservadora e dá a voz ao Brasil no cenário mundial não globalista”. Na mesma postagem, ele afirma que “graças a Olavo de Carvalho, hoje o Brasil tem o que ensinar”. Em outra publicação, de setembro, Nogueira diz ter “orgulho” de ser aluno de Olavo.

No episódio em que o jornalista Glenn Greenwald foi agredido ao vivo pelo jornalista Augusto Nunes, no programa de rádio Pânico, da rede Jovem Pan, Nogueira publicou a hashtag “#SomostodosAugustoNunes” e “#AugustoNunesHeroi”.

Para a presidência da Funarte, foi nomeado o músico Dante Henrique Mantovani. Ele substitui Miguel Proença, que saiu do cargo em 4 de novembro. Proença estava há nove meses no posto. Ele havia entrado no lugar do ator Stepan Nercessian.

Mantovani tem uma página nos sites YouTube e Vimeo em que publica aulas sobre estudo da música e faz análises políticas. Ele também é seguidor de Olavo de Carvalho e já atacou políticos de esquerda, os quais chamou de “comunolarápios, iletrados e analfabetos”.

Em vídeo publicado em outubro de 2018, o músico acusa de “fascismo” o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, a presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) e o deputado federal Jean Wyllys.

“Toda essa turma do PT que ataca a direita com o termo ‘fascista’ está cumprindo uma determinação de ninguém menos que Joseph Stálin, um dos maiores assassinos da história”, afirma. “Eles são os verdadeiros fascistas ou ao menos concordam com o fascismo tal qual descrito por Benito Mussolini. Todos os regimes comunistas também são fascistas, porque também têm o controle estatal de todos os aspectos da vida, da economia, da política, da cultura, da moral.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo