Política

Governo Lula quer acelerar importação de energia da Venezuela para Roraima

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, fará na semana que vem uma vistoria na usina de Guri

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, viajará à Venezuela na semana que vem para tentar acelerar a retomada da importação de energia elétrica da usina hidrelétrica de Guri, no Rio Caroni, para Roraima.

O objetivo será vistoriar a linha de transmissão que liga a usina venezuelana a Roraima e verificar a capacidade de geração da hidrelétrica.

“Queremos voltar da Venezuela com datas marcadas. Se a linha estiver segura e a produção de energia em Guri estiver dentro da normalidade, acredito que em 30 dias já vamos ter essa energia chegando em Boa Vista”, informou Silveira, após encontro com o presidente Lula (PT), no Palácio da Alvorada, na sexta-feira 20.

A retomada da importação de energia da Venezuela foi viabilizada por um decreto presidencial assinado em agosto. A medida é importante porque Roraima é o único estado brasileiro fora do Sistema Interligado Nacional – o suprimento energético ocorre por meio de termelétricas a óleo diesel, mais caras e mais poluentes.

Roraima foi abastecido com a energia elétrica de Guri entre 2001 e 2019, mas o fornecimento foi interrompido após apagões no país vizinho.

Segundo Silveira, a importação da energia representará segurança energética para Roraima e a redução de 10 milhões de reais por mês para os consumidores de energia brasileiros. “O Brasil quer modernizar o seu sistema energético, integrando-se com países vizinhos, a fim de que possamos garantir segurança de suprimento com a maior modicidade tarifária possível”, disse o ministro.

O Brasil tem intercâmbios internacionais de energia elétrica com a Argentina e com o Uruguai, além do Paraguai, por meio da Usina Hidrelétrica Binacional Itaipu.

Outra medida do governo para a região Norte é a inclusão de Roraima ao Sistema Interligado Nacional, que, de acordo com o ministro, deve estar concluída em um ano.

(Com informações da Agência Brasil)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo