Política

Governo Lula: pela primeira vez, Atlas capta desaprovação superando a aprovação

Apesar da alta na rejeição, a maioria segue considerando que todos os setores do governo têm desempenho melhor do que na era Bolsonaro

Governo Lula: pela primeira vez, Atlas capta desaprovação superando a aprovação
Governo Lula: pela primeira vez, Atlas capta desaprovação superando a aprovação
Brasília (DF), 05/03/2024 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da abertura da 1ª Reunião Plenária Ordinária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), no Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

Pela primeira vez desde o início do mandato, mais da metade dos brasileiros reprova o desempenho do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo levantamento divulgado pelo Atlas Intel nesta quinta-feira 7.

De acordo com a pesquisa, 40% dizem reprovar o governo (em janeiro, esse índice era de 39%). Os que aprovam são 38% (uma queda de 4 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior), enquanto mais de 18% dos brasileiros avaliam a gestão como regular. Cerca de 3% não souberam ou não quiseram responder ao questionamento do instituto.

Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, a desaprovação supera a aprovação apenas numericamente.

Corrupção, pobreza e criminalidade e o tráfico de drogas figuram como os problemas mais citados pelos entrevistados. Economia, inflação e polarização política também foram mencionados.

Mais da metade dos brasileiros, 53%,  avaliaram como ruim a situação econômica no País, ante 28% que a considera ‘boa’ e 19%, que considera normal. A expectativa da maioria, contudo, é que o cenário melhore nos próximos seis meses, 50% de otimistas, contra 42% que projetam pioras e 9% que anteveem uma situação estável.

Mesmo com os índices consideráveis de rejeição, a maior parte dos entrevistados avaliam que todas as áreas da gestão petista ainda têm um desempenho melhor do que no governo de Jair Bolsonaro (PL). Entre os pontos com percepção positiva estão Relações Institucionais (56%), Educação (55%), Justiça e Combate à Corrupção (53%) e Meio Ambiente (54%).

O levantamento foi realizado pelo Atlas entre os dias 2 e 5 de março, através do processo de recrumento digital aleatório. Ao todo, foram ouvidas 3.154 pessoas. A pesquisa possui 95% de confiança e uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Avaliação da imagem do presidente Lula

O Atlas Intel também quis saber qual a avaliação dos brasileiros sobre o desempenho do presidente Lula. Cerca de 47% dos entrevistados disseram desaprovar o petista, uma redução de cinco pontos percentuais em relação ao levantamento realizado em janeiro.

Pouco mais de 45% dos brasileiros veem a imagem do presidente como positiva. Outros 6,7% não souberam responder à pergunta. Esta é a primeira vez desde agosto de 2022 que a rejeição supera o índice de aprovação do desempenho de Lula.

O maior índice de reprovação está entre eleitores de Jair Bolsonaro com mais de 60 anos e moradores da região Sul. Já o grupo que consideram o desempenho positivo estão as mulheres que residem no Nordeste e cuja renda mensal atinge a casa dos 2 mil reais.

Pesquisa Atlas - Avaliação de Governo 02-05_03_2024

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo