Política

Governo Lula negocia assentar famílias do MST em definitivo após incêndio em acampamento, diz ministro

Caberá ao município de Parauapebas (PA) rastrear as terras públicas que poderão servir para a transferência

Foto: Reprodução/Instagram
Apoie Siga-nos no

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira (PT), afirmou nesta segunda-feira 11 que o governo Lula (PT) negocia assentar em definitivo famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra de Parauapebas, no sudeste do Pará. No sábado, um incêndio em um acampamento deixou nove pessoas mortas.

Teixeira e o presidente do Incra, César Aldrighi, têm discutido medidas para reduzir os danos da tragédia com líderes do movimento e foram à cidade por ordem do presidente Lula. A proposta do governo federal, segundo o ministro, é realizar um levantamento de áreas públicas para assentar as famílias da área.

O ministro ainda afirmou, em vídeo publicado nas redes sociais, que a gestão petista tem compromisso “com as questões de terra específicas” da região e que representantes da mineradora Vale “se comprometeram a analisar a viabilidade de disponibilizar terras para fins de reforma agrária”.

Caberá ao Executivo municipal rastrear terras públicas que poderão servir para a transferência das mais de duas mil famílias.

O prefeito de Parauapebas, Darci Lermen (MDB), e representantes do governo estadual e da Defesa Civil municipal também participaram do encontro nesta segunda.

A tragédia aconteceu durante uma instalação de internet no acampamento pela empresa G5 Internet. Uma descarga elétrica de alta tensão foi gerada pelo choque entre um aparelho e a fiação. Três técnicos da empresa morreram carbonizados após a descarga elétrica e seis acampados morreram eletrocutados, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

Até esta segunda, sete corpos foram identificados e liberados. Os velórios e os sepultamentos ocorrem em locais distintos.

Pelo menos 15 casas foram atingidas e duas ficaram completamente destruídas. Mais de 30 pessoas foram levadas para hospitais da região. Algumas precisaram de atendimento por terem inalado muita fumaça e outras por queimaduras, mas todas foram liberadas ainda no domingo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo