Mundo

Governo Lula envia medicamentos e purificadores de água para a Faixa de Gaza

Segundo o Palácio do Planalto, os purificadores têm a capacidade de tratar mais de 220 mil litros de água por dia

Fotos: Audiovisual/PR
Apoie Siga-nos no

O governo Lula (PT) enviou, nesta segunda-feira 16, 40 purificadores de água, dois kits de medicamentos e insumos de saúde para a Faixa de Gaza, região que está no centro do conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas. Até o momento, o confronto deixou mais de 4 mil mortos.

Os insumos foram despachados no avião KC-30, da Força Aérea Brasileira. A aeronave partiu do Rio de Janeiro às 17h23 com destino a Roma, onde já estão outros cinco purificadores.

A estimativa é que as doações atendam 3 mil pessoas ao longo do mês. Segundo informações do Palácio do Planalto, os 40 purificadores têm a capacidade de tratar mais de 220 mil litros de água por dia e cada kit de medicamentos possui 48 itens, somando 267 quilos de materiais.

A operação é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação e pelo Ministério das Relações Exteriores, com o apoio do Ministério da Saúde.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os hospitais de Gaza estão enfrentando escassez de medicamentos e há interrupção no fornecimento de água e eletricidade para a população.

Cerca de 95% da população local não tem água potável disponível.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo