Política
Governo Lula é avaliado em nova pesquisa Ipec; veja os resultados
O levantamento ouviu 2 mil pessoas entre os dias 5 e 9 de setembro


O governo Lula (PT) é aprovado por 49% dos eleitores brasileiros e reprovado por 45%. Os dados são da nova pesquisa do instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) e foram divulgados nesta quinta-feira 12, pelo site G1.
Na comparação com o levantamento anterior, o cenário é de estabilidade. Em julho, quando o Ipec foi às ruas pela última vez, a gestão de Lula tinha 50% de aprovação e 44% de desaprovação. As oscilações estão dentro da margem de erro, de 2 pontos percentuais.
Aprovação x Desaprovação do governo federal – Ipec de 12 de setembro de 2024
- Aprova – 49%
- Desaprova – 45%
- Não sabe/Não respondeu – 6%
A pesquisa desta quinta-feira também mediu a avaliação do trabalho do governo. Neste ponto, Lula é citado como ‘bom ou ótimo’ por 35% dos eleitores. Outros 34% indicam avaliação ‘ruim ou péssima’ para se referir ao trabalho da gestão petista. Há 28% de citações de trabalho ‘regular’. Só 2% não souberam ou não quiseram responder ao questionamento.
Assim como na aprovação, os dados de avaliação do governo federal indicam certa estabilidade. Na última pesquisa eram 37% que apontavam visão positiva, tendo variado, portanto, no limite da margem de erro. Na ponta negativa, o volume de menções subiu 3 pontos percentuais desde julho. O grupo regular era 31%.
Confiança
O presidente Lula, ainda segundo o Ipec, tem a confiança de 52% da população. Outros 45% não confiam no presidente. Só 3% não souberam ou optaram por não responder. Os dados são praticamente iguais aos da pesquisa anterior, quando Lula teve 51% de confiança e 46% de desconfiança.
Para chegar aos dados desta quinta-feira, o Ipec ouviu 2 mil pessoas entre os dias 5 e 9 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula entrega medalha Oswaldo Cruz a nomes que impulsionaram a vacinação no País; veja a lista
Por CartaCapital
Governo Lula anuncia investimentos de 186 bilhões para fortalecer a indústria tecnológica
Por André Lucena
Lula anuncia criação da Autoridade Climática, em meio a eventos extremos no País
Por CartaCapital
O que a eleição em SP pode antecipar à campanha de Lula em 2026, segundo o marqueteiro do presidente
Por CartaCapital