Política
Governo Lula descarta retomar o horário de verão em 2024
Segundo o Ministério de Minas e Energia, a adoção do horário especial em 2025 ainda passará por avaliação


O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), anunciou que o governo federal não retomará o horário de verão em 2024. A decisão, segundo ele, se baseia em um novo relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico sobre a segurança energética do País.
Silveira explicou que o efeito da medida seria reduzido, neste momento. “O horário de verão tem o pico do custo-benefício nos meses de outubro, novembro e meados de dezembro. Se fizéssemos agora, usufruiríamos muito pouco desse custo-benefício”, disse o pessedista, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira 16.
“Se a nossa posição fosse decretá-lo agora, teríamos que fazer um planejamento mínimo para os setores se adaptarem. Conseguiríamos entrar com isso em meados de novembro e o custo-benefício seria muito pequeno.”
Silveira afirmou que as ações executadas até aqui “garantiram a segurança energética e diminuíram o impacto do horário de verão na vida das pessoas”.
“Não sendo imprescindível [o horário de verão], encaminhei ao Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, assumindo a responsabilidade como ministro do Estado, a proposição de não adoção do horário de verão para o período do verão deste ano.”
Segundo ele, a adoção do horário especial em 2025 será avaliada no ano que vem.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Governo lança programa de combate à fome e Lula critica ‘irresponsabilidade’ de governantes sobre o tema
Por CartaCapital
Governo pretende criar programa para estimular formação de professores, indica Lula
Por CartaCapital
Enel: 100 mil pessoas estão sem energia em São Paulo
Por CartaCapital
Tarcísio e prefeitos de SP pedem ao TCU intervenção na concessão da Enel
Por CartaCapital