Política
Governo fiscaliza se Detrans estão cumprindo novas regras para emissão de CNH
A nova regulamentação prevê, entre outras regras, o fim da obrigatoriedade das aulas em autoescolas e a atuação de instrutores autônomos credenciados
O Ministério dos Transportes anunciou que deu início a um processo de fiscalização da implementação das novas regras para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pelos Detrans. A operação, que teve início na sexta-feira 23, conta com o apoio da Controladoria-Geral da União, a CGU.
A medida foi anunciada após denúncias que apontam que, em alguns estados, estaria havendo entraves para a emissão das carteiras de habilitação. A nova regulamentação prevê, entre outras regras, o fim da obrigatoriedade das aulas em autoescolas e a atuação de instrutores autônomos credenciados.
O Detran do Ceará foi o primeiro a receber a fiscalização, realizada por técnicos da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e da CGU. Segundo o Ministério dos Transportes, na ocasião, o Detran-CE apresentou o estágio de implementação dos procedimentos para a obtenção.
Na sequência, a equipe da CGU visitou todas as áreas do órgão envolvidas no processo de avaliação dos candidatos, esclarecendo dúvidas e coletando informações para a avaliação do novo formato. Uma nova fiscalização esta prevista nesta segunda-feira 26 no Detran de Santa Catarina, com o apoio da CGU regional do estado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


