Política

Governo federal prorroga uso da Força Penal na Penitenciária de Mossoró

Além do reforço da segurança externa da unidade, a FPN fará também o treinamento dos funcionários

Governo federal prorroga uso da Força Penal na Penitenciária de Mossoró
Governo federal prorroga uso da Força Penal na Penitenciária de Mossoró
Penitenciária de Segurança Máxima de Mossoró Foto: Sumaia Villela /Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, prorrogou, por mais 60 dias, o emprego da Força Penal Nacional para reforço na segurança da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. 

A medida foi publicada no Diário Oficial da União, nesta terça-feira 23. 

Além do reforço da segurança externa da unidade, a FPN fará também o treinamento dos funcionários do presídio, que foi palco da primeira fuga de prisioneiros em um presídio de segurança máxima brasileiro. 

Conforme a portaria, “os treinamentos serão realizados na Penitenciária Federal em Mossoró e serão coordenados pela Secretaria Nacional de Políticas Penais, do Ministério da Justiça e Segurança Pública”. 

Agentes da Força Penal Nacional estão presentes na unidade prisional desde fevereiro, após a fuga de dois detentos. A dupla foi recapturada em 4 de abril, mais de 50 dias depois de escapar da unidade devido a uma falha de segurança.

Ao todo, 50 agentes da Força Penal foram enviados ao Rio Grande do Norte. 

Segundo o governo, a FPN atua para “responder de forma eficaz a crises no sistema prisional, promovendo a cooperação entre diferentes esferas de governo e agências para a qualificação das condições carcerárias e da segurança pública”. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo