Política

Governo Federal diz que atenderá reivindicações do MTST

Desapropriação do terreno da Copa do Povo e ampliação do Minha Casa Minha Vida Entidades estão entre as promessas

Protesto do movimento em Brasília
Apoie Siga-nos no

O Governo Federal e a prefeitura de São Paulo anunciaram nesta segunda-feira 9 que irão atender a uma série de reivindicações do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

Em nota divulgada no blog do Planalto, o Governo Federal disse que irá atuar em conjunto com a prefeitura e o governo do Estado para a construção de moradias no terreno conhecido como Copa do Povo, próximo ao estádio Itaquerão.

O Governo Federal também disse que deve ampliar o limite do Minha Casa, Minha Vida Entidades, modalidade do programa em que as organizações tem controle sobre as moradias que serão construídas. O limite atual deve subir de mil para quatro mil unidades feitas por cada entidade.

Além disso, uma comissão formada por diversos ministérios fara “o acompanhamento de conflitos urbanos, com foco na mediação. Esta atuação será preventiva e nos casos em que se possa, nos termos da lei, propor alternativas que estimulem o entendimento e a resolução pacífica de conflitos.”

O MTST tem feito os maiores protestos na cidade de São Paulo desde junho do ano passado. Segundo declarações de um dos líderes do movimento, Guilherme Boulos, em entrevista coletiva nesta tarde, o movimento deverá manter mobilizações pela aprovação do Plano Diretor da cidade, mas não deve mais protestar diretamente contra a Copa.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo