Política

Governo exonera presidente da Funasa após investigação da PF

Polícia Federal aponta contratos do antigo Ministério do Trabalho que teriam desviados mais de cinquenta milhões de reais

(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Apoie Siga-nos no

O presidente da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), Ronaldo Nogueira de Oliveira, foi exonerado de seu cargo nesta quarta-feira 12 após ser investigado pela Polícia Federal em esquemas de desvio de dinheiro no antigo Ministério do Trabalho. A decisão está publicada no Diário Oficial da União como um pedido de demissão.

Chamada de Operação Gaveteiro, a Polícia Federal alega que as investigações começaram após um relatório da Controladoria Geral da União (CGU) apontar que contratos do Ministério do Trabalho eram “subterfúgios” para desviar, ente 2016 e 2018, mais de cinquenta milhões de reais.

Nogueira é ex-ministro do Trabalho e esteve à frente da pasta entre maio de 2016 e os últimos dias de dezembro de 2017, quando pediu demissão para reassumir o mandato como deputado federal pelo Rio Grande do Sul e também concorrer nas eleições de 2018, não tendo sido reeleito.

Além de Nogueira, também estão envolvidos outros antigos servidores do finado ministério – entre eles, um assessor do chefe da Casa Civil Onyx Lorenzoni.

” Os envolvidos responderão pelos crimes de peculato, organização criminosa, fraude à licitação, falsificação de documento particular, corrupção ativa e passiva, com penas que, se somadas, podem chegar a mais de 40 anos de prisão.”, informa a PF em nota.

*Com informações da Agência Brasil

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo