Política
Governo destinará 100 milhões de reais para reconstrução da ponte entre Maranhão e Tocantins
Ministro afirmou que pasta trabalha para que recursos sejam destinados ainda neste ano para o início das obras


O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou nesta segunda-feira 23 que o governo destinará 100 milhões de reais para as obras de recuperação e retirada dos escombros da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira. A ponte rompeu neste domingo 22, na divisa entre os estados do Maranhão e Tocantins.
“Temos todas as condições técnicas para a reconstrução e os recursos para que se consiga ter essa obra no que concerne não apenas à reconstrução, mas também à retirada de escombros, avaliação dos danos causados e acompanhamento da obra, iremos reconstruir uma ponte com todos os itens e garantia de segurança”, afirmou em coletiva.
Na tarde de ontem, o vão central da ponte cedeu, derrubando quatro caminhões, três veículos de passeio e três motocicletas. Segundo a defesa civil do estado, até o momento 16 pessoas estão desaparecidas.
Segundo Renan Filho, a pasta trabalha para que os recursos sejam liberados ainda neste ano em um decreto de emergência.
Nas redes sociais, o ministro também deu detalhes da nova etapa nas buscas pelos desaparecidos. Segundo ele, a marinha confirmou na tarde desta segunda-feira o envio de uma equipe de mergulhadores para atuar na área a partir do dia 24.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.