Política

Governo demite militar que comandava proteção ambiental no Ibama

A decisão vem depois de Samuel Souza participar de uma megaoperação que descobriu ações do garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami

Foto: ABR
Apoie Siga-nos no

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, determinou a exoneração do diretor de Proteção Ambiental do Ibama, o militar Samuel Vieira de Souza

A decisão, publicada nesta quinta-feira 18, no Diário Oficial da União, vem depois de o instituto ter mapeado 277 pistas clandestinas do garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami em Roraima. Ainda não foi comunicado o motivo da exoneração, nem o novo nome que comandará o setor. 

Em nota, o Ibama diz que Souza será assessor especial do Ministro do Meio Ambiente em um trabalho especial “para o combater o comércio ilegal de produtos florestais e com o objetivo de alcançar resultados imediatos no combate aos crimes nacionais e internacionais de tráfico de animais silvestres, mineração ilegal e comércio ilegal de madeira, bem como bloquear o uso dos sistemas financeiro e comercial internacionais associados a atividades ilegais com produtos florestais”.

Samuel Vieira de Souza é formado em direito e é bacharel em ciências militares e administração pela Academia Militar das Agulhas Negras. Também estudou na Escola Superior de Guerra e tem carreira no Exército, participando de operações na fronteira e na Amazônia. Antes da entrada no Ibama, ele não tinha nenhuma experiência, nem especialização sobre meio ambiente.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo