Política

Governo dá prazo de 60 dias para regularização de armas de civis na PF

Atualmente, o controle de armamentos de CACs é feito somente pelo Exército, que já informou não ter os registros sobre as armas em circulação

Proprietários de armas também poderão ser submetidos aos testes a qualquer tempo e sem aviso prévio. Imagem: Arquivo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), determinou, nesta quarta-feira 1º, que todo o armamento em circulação no País deve ser registrada no Sistema Nacional de Armas, da Polícia Federal. 

A portaria, assinada pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, foi publicada no Diário Oficial da União e estabelece que o cadastro das armas nas mãos de civis seja feita em até 60 dias. 

O decreto visa controlar a circulação de armamento e munições no território nacional, depois da flexibilização promovida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que ampliou a possibilidade de obtenção de armas de fogo. 

O recadastramento também deverá ser feito pelos grupos que possuem armas cadastradas no Sistema de Gerenciamento Militar de Armas ou junto ao Exército, como é o caso dos caçadores, atiradores e colecionadores. 

A medida vale para todos os que obtiveram seus registros e adquiriram equipamentos após 2019. 

A portaria ainda determina que os possuidores de armas de uso restrito apresentem os dispositivos nas delegacias da Polícia Federal, com a devida comprovação do Exército. 

Caso haja descumprimento por parte do proprietário, as armas poderão sofrer apreensão. O dono do equipamento poderá ainda ser alvo de investigação criminal decorrente da posso irregular. 

A intenção do governo petista é entender efetivamente quantas armas existem registradas no Brasil e quem são os proprietários. 

“As normas operacionais serão editadas pela Polícia Federal. Haverá um sistema híbrido: eletrônico e presencial. Dependendo da condição, do armamento, da gravidade e lesividade potencial do armamento haverá necessidade ou não de apresentação física. As normas operacionais serão editadas pela Polícia Federal ainda nesta semana”, explicou Dino, em coletiva de imprensa.

Desde a posse do presidente Lula, uma séria de mudanças na política armamentista iniciou-se. Entre elas, a suspensão da aquisição de armamento de uso restrito para CACs e a limitação da quantidade de armas permitidas por cada proprietário. 

Nos próximos meses o governo federal deverá apresentar o novo Estatuto do Desarmamento, que deverá substituir o controle dos armamentos do País, tirando da atribuição do Exército e repassando a Polícia Federal.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo