Política

Governo cria plataforma para reunir dados sobre grupos vulneráveis e projetar políticas

Observatório Nacional dos Direitos Humanos terá diferentes bases de dados a englobar, entre outras, as populações LGBT+ e em situação de rua

Barracas de pessoas em situação de vulnerabilidade social no centro de São Paulo, em abril de 2023. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania publicou, nesta segunda-feira 18, uma portaria para criar o Observatório Nacional dos Direitos Humanos. A plataforma reunirá informações de diversas bases de dados para montar análises que sirvam como base para o planejamento e a avaliação das políticas públicas no setor.

A base de informações do ObservaDH contará com fontes como os censos produzidos pelo IBGE e pelo Ipea, pesquisas e amostras criadas por órgãos e iniciativas do governo e do Judiciário. Os indicadores englobarão populações vulneráveis, como LGBT+, crianças e adolescentes, pessoas idosas, portadoras de deficiências e a população em situação de rua. O acesso será público, disponibilizado em uma plataforma digital.

A nova ferramenta será coordenada pelo MDHC e os indicadores deverão embasar ações do governo em conjunto com estados e municípios. Além disso, a projeção é que os dados na plataforma estimulem a produção de pesquisas.

Na quinta-feira 14, o MDHC divulgou um relatório sobre a população em situação de rua, com dados obtidos por meio do CadÚnico. Em 2022, o Brasil registrou 236,4 mil pessoas nessa condição, o equivalente a um em cada mil brasileiros.

A iniciativa do observatório poderá esbarrar em dificuldades técnicas e em dados inconsistentes colhidos durante os quatro anos do governo de Jair Bolsonaro, devido ao desmonte em órgãos públicos que levantam as informações, como o IBGE.

Especialistas afirmam que, com os cortes substanciais na verba e o enxugamento da equipe que conduziu o Censo 2022, o IBGE deveria revisar a contagem da população brasileira e os resultados obtidos a partir do último levantamento.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo