Política

Governo Bolsonaro é ruim ou péssimo para quase 1/3 dos brasileiros

Pesquisa Datafolha aponta a pior avaliação da história para um presidente no início de seu 1º mandato

Bolsonaro (foto: Agência Senado)
Apoie Siga-nos no

Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo 7 mostra que a crise do governo Bolsonaro, com falta de articulação, poucos atos concretos e comunicação desastrosa, respinga diretamente na percepção popular. Para 30% dos entrevistados, a gestão é ruim ou péssima. É a pior avaliação para um presidente no início de um primeiro mandato.

Para comparar a atuação de Bolsonaro, que completará cem dias no poder na quarta-feira 10, com a de seus antecessores na largada de seus mandatos: Dilma tinha apenas 7% de reprovação, Lula estava em 10%, Fernando Henrique Cardoso contabilizava 16% e o caçador de marajás Fernando Collor era rejeitado por 19% em 1990.

 

A pesquisa aponta ainda que o governo é ótimo ou bom para 32% dos brasileiros e regular para 33%. Foram ouvidas 2086 pessoas em 130 cidades, entre os dias 2 e 3 de abril.

Um vice no retrovisor

Enquanto Bolsonaro segue em queda livre, o vice Hamilton Mourão vive sua rotina de contrapontos, atuando como um figura de voz mais equilibrada diante das loucuras proferidas pelo presidente – e seus filhos, e alguns de seus ministros – ao vivo ou pelas redes sociais.

O resultado: Mourão tem rejeição de 18% (avaliação de ruim ou péssimo) segundo a pesquisa. Ele é ótimo/bom para 32% dos ouvidos e regular para ouros 32%, Há ainda 18% que não souberam responder. Um dado singular é que, do total de brasileiros abordados pelo Datafolha, 59% não sabiam quem era o vice-presidente.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar