Política

Governo Bolsonaro é reprovado por 56% dos brasileiros, diz PoderData

Pesquisa também aponta que, para 51% dos eleitores, o ex-capitão é um presidente ‘ruim’ ou ‘péssimo’

O presidente Jair Bolsonaro. Foto: Douglas Magno/AFP
Apoie Siga-nos no

O governo de Jair Bolsonaro (PL) é reprovado por 56% dos eleitores brasileiros, segundo a mais nova pesquisa PoderData, divulgada nesta quinta-feira 18. O ex-capitão recebeu 40% de avaliações positivas ao trabalho da sua gestão no Planalto.

Quando comparados ao último levantamento, divulgado há 15 dias, as taxas de aprovação e reprovação ficaram estáveis, oscilando dentro da margem de erro.

Nos estratos sociais, Bolsonaro segue sendo mais reprovado por mulheres do que por homens, assim como é alta sua avaliação negativa nas faixas salariais mais baixas, onde ultrapassa os 60% de reprovação. Os índices negativos também são mais altos nas regiões Nordeste e Sudeste do País. Confira:

Na pesquisa geral desta quinta-feira, a PoderData também sondou a percepção dos eleitores sobre o trabalho individual do ex-capitão. Ao serem questionados sobre o tema, 51% dos entrevistados marcaram a opção ‘ruim ou péssimo’ para classificar Bolsonaro. De acordo com o levantamento, só 31% indicam avaliação ‘ótima ou boa’ para o trabalho individual do atual presidente.

A pesquisa ainda monitorou os índices de aprovação e reprovação ao governo Bolsonaro entre os beneficiários do Auxílio Brasil, foco da PEC Eleitoral. Entre aqueles que receberam o benefício ampliado, de 600 reais, Bolsonaro é ligeiramente melhor avaliado do que no público geral. Ele tem neste segmento 51% de reprovação e 45% de aprovação, segundo os dados da PoderData desta quinta-feira.

Os resultados foram apurados a partir de 3.500 entrevistas realizadas por telefone entre os dias 14 e 16 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. No Tribunal Superior Eleitoral, a pesquisa está registrada com o número BR-02548/2022. Ela foi contratada pelo site Poder360 em parceria editorial com a TV Cultura.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo