Política

Governo Bolsonaro demite Silvinei Vasques do comando da PRF

Dispensa do policial bolsonarista do cargo de diretor-geral da PRF foi publicada no Diário Oficial nesta terça-feira

O ex-diretor-Geral da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques (Foto: EBC)
Apoie Siga-nos no

O diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques, foi demitido da função de comando nesta terça-feira 20. A informação de dispensa já consta no Diário Oficial da União e foi assinada por Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro (PL).

Vasques, vale lembrar, é aliado de primeira ordem de Bolsonaro e chegou a pedir votos para o ex-capitão no dia da eleição. A atitude gerou, inclusive, pedidos de investigação contra ele e fez com que ele se tornasse réu por improbidade administrativa.

Naquele mesmo segundo turno, Vasques também foi o responsável por liderar uma série de blitzes da PRF que interceptou eleitores mais propensos a votar em Lula (PT). A ação também foi classificada como uma forma de beneficiar Bolsonaro e, assim como no primeiro caso, fez com que o agente entrasse na mira da Justiça.

O policial também entrou no centro do debate público ao não desfazer, de forma imediata como mandava a Justiça, os bloqueios bolsonaristas nas estradas após a derrota do ex-capitão para Lula. A demora para cumprir a ordem ampliou as suspeitas de prevaricação e omissão que já pesavam contra ele.

Carreira

Vasques foi nomeado diretor-geral da PRF quando Anderson Torres assumiu o cargo de ministro da Justiça, em abril de 2021. Ele substituiu Eduardo Aggio de Sá como chefe da instituição.

Antes de ser diretor-geral da PRF, ele era superintendente da instituição no Rio de Janeiro. Vasques faz parte dos quadros da instituição desde 1995.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo