Política
Governo assina acordo de leniência com a Qualicorp, que pagará R$ 44 milhões
Os atos que motivaram o acerto ocorreram entre 2013 e 2014 e foram objeto de investigação das Operações Triuno e Paralelo 23, da PF
A Advocacia-Geral da União e a Controladoria-Geral da União assinaram, nesta segunda-feira 17, um acordo de leniência com a Qualicorp Consultoria e Corretora de Seguros S.A no valor de 44,4 milhões de reais. Todo o montante será destinado à União.
Por meio do acordo de leniência, uma empresa pode evitar ou reduzir sanções, como a aplicação de multas, desde que colabore efetivamente com investigações. Ela entrega informações e provas sobre atos de corrupção e assume responsabilidade objetiva por eles.
Os atos que motivaram o acerto firmado nesta segunda ocorreram entre 2013 e 2014 e foram objeto de investigação das Operações Triuno e Paralelo 23, da Polícia Federal.
As operações, deflagradas em 2020, investigavam, respectivamente, pagamentos indevidos para evitar autuações fiscais e crimes eleitorais por meio de doações não contabilizadas, o chamado caixa dois.
A Paralelo 23 foi parte da Lava Jato, com foco na Justiça Eleitoral de São Paulo. A Qualicorp buscou a AGU e a CGU em 2021, com o objetivo de colaborar com a apuração para reduzir as punições.
Além de assinar a leniência, a CGU avaliou o programa de integridade da companhia, que se comprometeu a aprimorá-lo. A Qualicorp foi representada nas negociações do acordo pelo escritório do advogado Pierpaolo Bottini Cruz.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
STF marca julgamento da decisão que anulou atos da Lava Jato contra Palocci
Por CartaCapital
PGR recorre de decisão que anulou processos da Lava Jato contra Palocci
Por Agência Brasil
Heleno se compara a Lula, cita Lava Jato e diz que PGR faz ‘terraplanismo argumentativo’
Por CartaCapital



