Política

Governistas demonstram otimismo momentos antes de sabatina de Messias ao STF

Aliados de Lula esperam em torno de 45 votos pela aprovação, com máximo de 49; mínimo necessário é de 41

Governistas demonstram otimismo momentos antes de sabatina de Messias ao STF
Governistas demonstram otimismo momentos antes de sabatina de Messias ao STF
Jorge Messias. Foto: Andressa Anholete/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

Os senadores alinhados ao governo Lula (PT) chegaram ao Senado Federal nesta quarta-feira 29 com otimismo para a sabatina de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal.

O ex-ministro Renan Filho (MDB-AL), que retornou ao Senado justamente para participar do processo, disse que o governo atuou “até os últimos minutos” para viabilizar a aprovação de Messias, em plenário, indo até os senadores considerados indecisos e aqueles que não declararam voto – seja da oposição ou não.

“Estamos esperando em torno de 45 votos, podendo chegar até 49. Esse é o teto”, disse Renan ao entrar na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

Para o ministro Wellington Dias (Desenvolvimento), Messias tem todas as credenciais para ser levado à cadeira que era de Luis Roberto Barroso no STF: “Ele está preparado, vai responder a todas as perguntas com calma e assertividade.”

O diagnóstico é compartilhado pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE), que afirmou que Messias não fugirá de nenhum tema. As perguntas devem tocar em assuntos espinhosos, como o caso Master, a proposta de código de ética no STF e temas sensíveis de costumes, como o aborto.

“Nós [os governistas] estamos aqui para dar total apoio e sairemos daqui com um novo ministro do STF”, afirmou.

Acompanhe a sabatina ao vivo:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo