Política

Governadores posam ao lado de Bolsonaro antes de ato na Paulista: ‘Juntos pela anistia’

O grupo conta com políticos filiados a partidos que compõem a base de apoio formal ao presidente Lula (PT)

Governadores posam ao lado de Bolsonaro antes de ato na Paulista: ‘Juntos pela anistia’
Governadores posam ao lado de Bolsonaro antes de ato na Paulista: ‘Juntos pela anistia’
Zema, Jorginho Mello, Tarcísio, Bolsonaro, Caiado, Wilson Lima, Ratinho e Mauro Mendes – Foto: Reprodução/Redes sociais
Apoie Siga-nos no

Governadores de sete estados, representando quatro das cinco regiões brasileiras, posaram junto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) neste domingo 6, momentos antes do início da manifestação bolsonarista em São Paulo sob justificativa de defesa de anistia para os envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023.

A foto, que foi compartilhada nas redes sociais pelo chefe do governo paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem ainda Romeu Zema (governador de MG pelo partido Novo); Jorginho Mello (PL, Santa Catarina); Ronaldo Caiado (União Brasil, Goiás); Wilson Lima (União Brasil, Amazonas), Ratinho Júnior (PSD, Paraná) e Mauro Mendes (União Brasil, Mato Grosso).

Quatro dos governadores que aparecem sorridentes na foto estão filiados a partidos que estão na base formal de apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O União Brasil (partido de Caiado, Lima e Mauro Mendes) tem dois ministros no governo: Celso Sabino (do Turismo) e Juscelino Filho (Comunicações). O PSD, de Ratinho, tem outros dois: Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Carlos Fávaro (Agricultura).

Ao compartilhar a foto, Tarcísio, vez ou outra apontado como uma alternativa ‘moderada’ para representar a direita na disputa pelo Palácio do Planalto em 2026, escreveu: “Juntos pela anistia!”. O governador paulista já tinha confirmado participação no ato durante a semana, assim como a maioria dos governadores que posaram juntos na foto.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), que tinha confirmado presença, não viajou a São Paulo, por conta do impacto das chuvas, que causou estragos em cidades como Petrópolis e Angra dos Reis. Nas redes sociais, ele disse que o apoio à causa da anistia aos golpistas é ‘total’.

Pelo menos três dos políticos que aparecem na imagem estão cotados para concorrer à presidência no ano que vem. Além de Tarcísio, que nega a possibilidade e diz que vai tentar a reeleição em São Paulo, Zema e Caiado indicam que poderão estar na disputa. O goiano, aliás, já confirmou a pré-candidatura.

Se levarem em conta a opinião pública sobre a obsessão bolsonarista de anistiar os golpistas de 2026, porém, eles podem estar dando um tiro no pé. Pesquisa divulgada neste domingo 6 pelo instituto Quaest mostra que a maioria dos brasileiros é contra o perdão aos participantes do quebra-quebra na Praça dos Três Poderes.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo