CartaExpressa

Gleisi critica chanceler israelense após nova publicação contra Lula: ‘envergonha o povo judeu’

Petista afirmou que o post do ministro ‘mostra bem como é o governo Netanyahu’

A Deputada federal Gleisi Hoffmann - Foto: Lucio Bernardo Jr./ Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, criticou nesta quarta-feira 28 o chanceler israelense, Israel Katz, após o ministro dizer nas suas redes sociais que Lula (PT) deveria se envergonhar e pedir desculpas por suas falas contra o ofensiva israelense em Gaza.

“Ofendeu a memória de 6 milhões de judeus assassinados no Holocausto. Não vamos esquecer, nem perdoar. Envergonhe-se e peça desculpas!”, disse Katz.

Após o post, Gleisi reagiu e disse que a publicação do ministro “mostra bem como é o governo Netanyahu”. “Jamais o Brasil sob liderança de Lula vai se calar diante de tamanha cólera, não é uma guerra com dois lados armados, é um genocídio de um povo”, afirmou a liderança petista.

“A causa de Lula é humanitária, pela paz e essa postagem indigna de um ministro de Estado só depõe contra Israel e envergonha o povo judeu”.

A publicação de Katz é mais um capítulo na ofensiva do ministro das Relações Exteriores de Israel contra o governo Lula.

O governo Netanyahu acusa Lula de banalizar o morticínio nazista na Segunda Guerra Mundial ao compará-lo com o que ocorre em Gaza.

A resposta militar de Israel aos ataques terroristas do Hamas em 7 de outubro teve consequências devastadoras para Gaza, com um enorme número de vítimas civis e deslocamento massivo da população. A contagem mais recente dá conta de quase 29 mil mortos no enclave, a maioria mulheres e crianças.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo