Política

Gilmar Mendes suspende três ações de improbidade movidas contra Lira

As denúncias foram apresentadas no âmbito da Operação Lava Jato; o mérito do processo será discutido pelo plenário do STF

O deputado federal Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara. Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes suspendeu, nesta terça-feira 20, três ações de improbidade administrativa movidas contra o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

As ações tramitavam na Justiça Federal de Curitiba e foram movidas no âmbito da Operação Lava Jato pela Advocacia Geral da União e pelo Ministério Público Federal. A decisão é liminar e deve ser analisada pelo plenário do STF.

A defesa de Lira acionou o STF após obter uma vitória na Segunda Turma da Corte em uma denúncia apresentada pela Procuradoria Geral da República, em 2017, que acusava Lira de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. No dia 2 de março, a maioria dos ministros da Turma decidiu arquivar o processo contra o presidente da Câmara.

Para o caso atual, que também envolve o pai de Lira, o prefeito de Barra de São Miguel (AL), Benedito de Lira, os advogados sustentaram que há conexão entre os fatos do processo arquivado e dos que ainda estão em tramitação, o que impediria a ação de improbidade de ser sustentável.

 

“Ante todo o exposto, em juízo provisório, concedo a liminar para determinar a imediata suspensão das ações de improbidade 5063442- 90.2016.4.04.7000, 506674- 13.2017.4.04.7000 e 5012249-02.2017.4.04.7000, somente com relação aos reclamantes, até o julgamento de mérito desta reclamação. Reitera-se, para todos os efeitos, que estes autos tramitam sob segredo de justiça. Intime-se. Brasília, 19 de abril de 2021”, determinou o ministro em trecho disponível no andamento regimental do pedido.

Arthur Lira e o pai são acusados pelo MPF e pela AGU de receberem cerca de 2,6 milhões de reais em propina de campanha provenientes do esquema de corrupção montado na Petrobras, com envolvimento do ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa, do doleiro Alberto Youssef e do ex-presidente da empreiteira UTC Ricardo Pessoa.

No trâmite dos processos, Lira e o pai tiveram, em 2017, 10,4 milhões de reais em bens bloqueados após decisão da 11ª Vara da Justiça Federal do Paraná dar procedência à ação movida pela AGU.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo