Geraldo Julio abre vantagem sobre Humberto Costa no Recife, diz Ibope

Na última pesquisa do Ibope, candidato de Eduardo Campos estava 16 pontos atrás do petista. Agora, está sete pontos à frente

Geraldo Julio (à esq.) em evento de campanha com o senador Jarbas Vasconcelos e o governador Eduardo Campos. Foto: Divulgação

Apoie Siga-nos no

Uma nova pesquisa do Ibope divulgada nesta segunda-feira 3 mostrou que a capacidade do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), de transferir votos para seus candidatos é, ao menos no Recife, muito forte. O candidato de Campos na capital pernambucana, Geraldo Julio, subiu aos 33% das intenções de voto, superando por uma boa margem o senador petista Humberto Costa, que tem 25%. A pesquisa confirmou a queda de Mendonça Filho (DEM) para a quarta posição, e a ascensão do tucano Daniel Coelho para o terceiro lugar.

Nas primeiras pesquisas, o nome de Geraldo Julio era praticamente ignorado pelo eleitor do Recife. À medida que a campanha esquentou, com Eduardo Campos entrando de cabeça, a subida começou. Há pouco mais de duas semanas, em pesquisa , Geraldo Julio estava empatado com Mendonça Filho com 16% dos votos, metade do que tinha Humberto Costa. Agora, ele tem sete pontos a mais que o principal rival.

O levantamento mostrou também uma salto importante nas votações de Daniel Coelho. O candidato do PSDB tinha 10% das intenções de voto, mas agora subiu para 15%, se consolidando como terceiro colocado. Mendonça Filho, por sua vez, perdeu metade das intenções de voto no período, indo de 16% para 8%.

Em meio ao crescimento de Júlio, a candidatura de Costa sofre novo fogo amigo: o candidato a vice João Paulo voltou a , que teve a candidatura à reeleição desautorizada pela cúpula do partido.

Os números apresentados pelo Ibope nesta segunda trazem outras boas notícias para Geraldo Julio. O pessebista venceria Humberto Costa num eventual segundo turno, com 44% das intenções de voto, contra 39% do petista. Além disso, Geraldo Julio tem o menor índice de rejeição (13%) entre os candidatos, à frente de Daniel Coelho (14%) e Mendonça Filho e Humberto Costa (ambos com 28%).

A pesquisa mostrou que os eleitores estão tomando decisões nos últimos dias. A taxa de votos brancos e nulos caiu de 15% para 8%, mesma quantidade de indecisos.


Uma publicada na semana passada já havia indicado a subida de Geraldo Julio. Pelo levantamento, os candidatos do PSB e do PT tinham 29% e estavam empatados na primeira colocação. A mesma pesquisa mostrara Daniel Coelho em terceiro lugar e Mendonça Filho em quarto.

A pesquisa Ibope divulgada nesta segunda ouviu 805 eleitores e tem margem de erro de três pontos porcentuais. Está registrada na Justiça Eleitoral sob o número PE-00094/2012.

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.