Política

General Heleno é “auxiliar do radicalismo do Olavo”, diz Rodrigo Maia

Após o deputado Eduardo Bolsonaro sugerir ‘novo AI-5’, militar disse, em entrevista, que era preciso ‘estudar como vai fazer’

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia. (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)
Apoie Siga-nos no

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), classificou como “graves” as declarações do ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, sobre a possibilidade de haver “estudos” sobre um “novo AI-5”. Maia fez passagem em Jaboatão dos Guararapes (PE), nesta segunda-feira 4, para visitar o prefeito Anderson Ferreira (PL-PE) e receber uma homenagem do setor sucralcooleiro.

Na quinta-feira 31, Heleno comentou a entrevista do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) à jornalista Leda Nagle. Eduardo havia afirmado que o governo poderia anunciar um “novo” Ato Institucional nº 5, o mais severo dos 17 decretos da ditadura militar, caso haja uma eventual “radicalização” da esquerda.

Ao jornal O Estado de S. Paulo, Heleno negou que haja movimentos do governo pelo retorno do AI-5, mas não repudiou a proposta do filho 03 do presidente.

“Não ouvi ele [Eduardo] falar isso. Se falou, tem de estudar como vai fazer, como vai conduzir. Acho que, se houver uma coisa no padrão do Chile, é lógico que tem de fazer alguma coisa para conter. Mas até chegar a esse ponto tem um caminho longo.”

Em Pernambuco, Maia rechaçou o comentário do general e atribuiu a declaração à corrente extremista do escritor Olavo de Carvalho, guru bolsonarista que mora nos Estados Unidos.

“Acho que a frase dele foi grave. Além disso, ainda fez críticas ao Parlamento, como se o Parlamento fosse um problema para o Brasil”, disse o deputado. “É uma cabeça ideológica. Infelizmente, o general Heleno virou um auxiliar do radicalismo do Olavo. É uma pena que um general da qualidade dele tenha caminhado nessa linha.”

Em resposta, Olavo de Carvalho escreveu, em sua rede social, que Rodrigo Maia é “discípulo do fruta”, relacionando o presidente da Câmara ao deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP). O escritor também chamou Maia de “Nhonho”, associação pejorativa ao personagem do seriado mexicano “Chaves”.

Há um pedido em tramitação na Câmara dos Deputados para convocar o general a depor. O requerimento é de autoria do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP). No Twitter, Heleno chamou a convocação de “inócua” e disse que as Forças Armadas estão “vacinadas” contra o autoritarismo.

“Parlamentares têm mais o que fazer. Eu (e as FA) somos inteiramente vacinados contra ditadura, petismo, autoritarismo, peronismo, getulismo ou azevedismo. Mais ainda, contra o socialismo da corrupção, da bandidagem e da incompetência”, escreveu.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo