Política

General citado no caso Marielle é o novo chefe do Estado-Maior do Exército

Richard Nunes substituirá Fernando José Sant’ana Soares e Silva no posto

Tânia Rêgo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) nomeou o general Richard Fernandez Nunes para a chefia do Estado-Maior do Exército na quinta-feira 28. O militar foi citado no relatório da Polícia Federal que embasou uma operação para prender três suspeitos de encomendarem a morte da vereadora Marielle Franco, em 2018.

Nunes substituirá Fernando José Sant’ana Soares e Silva no posto. O Estado-Maior do Exército é a organização responsável por “estudar, planejar, orientar, coordenar, controlar e avaliar as atividades relativas à atuação do Comando do Exército”, de acordo com as diretrizes da Força.

A nomeação faz parte de uma mudança que ocorre todos os anos nas Forças Armadas. Nesse processo, militares do Exército, da Marinha e da Força Aérea são promovidos ou assumem cargos de chefia.

A menção a Nunes no relatório da PF diz respeito à nomeação do delegado Rivaldo Barbosa para a Divisão de Homicídios da Polícia Civil do Rio de Janeiro, um dia antes do assassinato de Marielle. A indicação para o posto aconteceu mesmo a contragosto do setor de inteligência da corporação.

No último domingo, Rivaldo foi preso como um dos mandantes do crime, junto ao deputado federal Chiquinho Brazão e ao conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Domingos Brazão. As investigações apontaram que o delegado teria ajudado a articular a execução de Marielle e garantido blindagem aos criminosos.

Procurado, o Exército informou que a definição do chefe do Estado-Maior é prerrogativa do comandante da Força e o escolhido é aquele considerado mais preparado para as funções.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo