Política

Gabriel Monteiro é suspeito de forjar ataque a tiro em carro, diz jornal

Atualmente, a polícia civil apura uma tentativa de homicídio contra o vereador e a sua equipe

Créditos: Reprodução/Instagram
Apoie Siga-nos no

Um assessor e um ex-assessor do vereador bolsonarista Gabriel Monteiro (PL) afirmaram em depoimento à polícia que o parlamentar teria forjado um ataque a tiros em carro durante um compromisso na zona norte do Rio. A informação é do jornal O Globo.

Em depoimento realizado no ano passado, o cinegrafista Robson Coutinho da Silva e o ex-editor Heitor Monteiro declararam que um carro da comitiva do parlamentar havia sido atingido por disparos. 

Dois dias antes, Robson já havia prestado outro depoimento alegando a existência da farsa. Quando questionado sobre a sua ida à delegacia, o assessor confirmou que compareceu a pedido do deputado Giovani Ratinho, que o acompanhou à delegacia. 

Em suas declarações, Robson revelou que o carro da comitiva, que pertencia a ele, apresentava uma “pequena perfuração”, causada por um acidente envolvendo uma bicicleta. 

“Não foi tiro. Mas, quando chegou na delegacia, eu fui buscar um lanche e voltei, o Gabriel já estava dando entrevista e falando que o carro tinha sido alvejado”, declarou o assessor, que teme represálias por parte do parlamentar. 

O ex-assessor Heitor Monteiro também confirmou os fatos narrados por Robson. 

“Não tinha tiro. Eu posso afirmar. Ele pediu pra gente falar que teve tiros”, disse o ex-assessor, que também acusa o vereador de assédio sexual.

Ainda de acordo com o jornal, Vinícius Hayden Witeze também prestou depoimento sobre o caso e relatou que foi orientado pelo parlamentar para buscar vídeos que pudessem ser usados para incriminar o deputado Gustavo Schmidt. 

Segundo o relato, “a mando de Monteiro criou uma equipe de P2 (informantes) para investigar desafetos”. 

“No ano passado, eu levantei a vida do deputado Gustavo Schmidt. Eu fiz relatório e tudo. Eu e outros três funcionários. A gente ia atrás dele. Íamos a festas e tal. Monitoramos ele durante um mês. Tudo isso posso provar”, disse Vinícius ao jornal.

O parlamentar é acusado de usar servidores públicos da Câmara dos Vereadores para fins pessoais. Segundo o Ministério Público fluminense, Gabriel Monteiro utilizava os assessores para produzir vídeos para as redes sociais pessoais do vereador. 

Em sua defesa, ele afirmou que os serviços de produção eram pagos à parte, no entanto, os funcionários informaram que os pagamentos eram feitos pela Câmara. 

Além do MP, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara também investigam os mesmos fatos. Caso fique comprovada a situação, ele poderá responder por improbidade administrativa.

Além disso, o vereador também é investigado por diversos outros crimes incluindo estupro, constrangimento infantil e tentativa de suborno. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo