Política

Futuro ministro da Defesa, Múcio confirma troca no comando do Exército antes da posse

O general Júlio Cesar de Arruda assumirá a chefia do Exército de forma interina no dia 30; Arruda substituirá o general Marcos Antonio Freire Gomes

O novo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. Foto: Flickr/TCU
Apoie Siga-nos no

Futuro ministro da Defesa no governo Lula (PT), José Múcio Monteiro confirmou nesta terça-feira 27 que a troca do comando do Exército acontecerá antes da posse do presidente eleito, prevista para 1º de janeiro. O general Júlio Cesar de Arruda assumirá a chefia da Força de forma interina no dia 30.

Arruda vai substituir o atual comandante do Exército, o general Marcos Antonio Freire Gomes.

“Os comandados serão os mesmos. Eu estarei na transição. No dia 30, às 10h30, o general Freire vai sair e entregar interinamente a quem vai comandar definitivamente. É uma coisa absolutamente tranquila, não há viés político, sem nenhum problema”, disse Múcio ao frisar que a troca acontecerá da “forma mais pacífica possível”.

O rito de troca no comando das Forças Armadas acontece, tradicionalmente, em janeiro, após a posse do novo governo. Este protocolo, no entanto, não será seguido pelos atuais comandantes indicados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que deixarão os postos antes que Lula assuma.

Este é o caso do comandante da Marinha, Almir Garnier Santos, que deve deixar o posto na quinta-feira 29. Em seu lugar, assume o almirante Marcos Sampaio Olsen. Na Aeronáutica, a transição só ocorrerá em 2 de janeiro, quando o brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior passa o bastão para o tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo