Política

FUP defende ‘aprofundar estudos’ em meio a impasse sobre exploração de petróleo no Amazonas

Petroleiros participarão de uma audiência pública sobre o tema na Câmara dos Deputados

Petroleiros em manifestação no Rio de Janeiro. Foto: FUP
Apoie Siga-nos no

A Federação Única dos Petroleiros declarou que irá à Câmara dos Deputados em 31 de maio para participar de uma audiência pública que debaterá a exploração de petróleo e gás na foz do rio Amazonas. A informação foi divulgada em nota nesta terça-feira 23.

A audiência ocorrerá na Comissão de Meio Ambiente, a pedido do deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP). Também foram convidados representantes do Ministério do Meio Ambiente, do Ministério de Minas e Energia e da Petrobras, além do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, e dos secretários de Meio Ambiente do Pará e do Amapá.

A FUP disse defender a “ampliação e aprofundamento de estudos e dos debates em torno do assunto”, porém, alertou para “a necessidade de se evitar a politização desse debate, o qual tem que seguir critérios técnicos e o que demanda a legislação brasileira”.

A entidade declarou ainda que “o processo decisório de licenciar ou não a exploração de petróleo na foz do Amazonas requer um processo institucional robusto de diálogo, participação, transparência e coordenação política”.

O assunto virou discussão entre autoridades do governo federal após o Ibama rejeitar um pedido da Petrobras por licenciamento ambiental para a exploração de petróleo na região. O presidente da estatal, Jean Paul Prates, rebateu o órgão e afirmou que o local de perfuração estaria a 500 quilômetros da foz do Amazonas.

No Japão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que “se explorar esse petróleo tiver problema para a Amazônia, certamente não será explorado”, mas disse achar “difícil” que algum prejuízo ocorra.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo