CartaExpressa

‘Frouxo’ e ‘incompetente’: a nova desavença pública entre Eduardo Paes e Cláudio Castro

Prefeito fez críticas ao bolsonarista durante um ato de campanha no fim de semana; governador rebateu com longo post nas redes sociais

‘Frouxo’ e ‘incompetente’: a nova desavença pública entre Eduardo Paes e Cláudio Castro
‘Frouxo’ e ‘incompetente’: a nova desavença pública entre Eduardo Paes e Cláudio Castro
Fotos: Reprodução/Facebook
Apoie Siga-nos no

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), e o governador do estado, Cláudio Castro (PL), trocaram farpas neste final de semana, em meio à disputa pela prefeitura carioca.

Tudo começou na noite do último sábado 7, quando, em um ato de campanha realizado na Zona Oeste do Rio, Paes chamou Castro de “frouxo”, insinuando que o governador teria perdido “autoridade” no estado.

“Perderam a autoridade, a moral e, quando os bandidos e delinquentes percebem que o governante é frouxo, que não tem autoridade, como o caso do governador, eles usam e abusam”, disse Paes. 

O prefeito fazia críticas à gestão de Castro e acusava o governador de cometer “estelionato” ao apoiar o deputado federal Alexandre Ramagem (PL) à prefeitura. Segundo Paes, Ramagem seria “um candidato que ninguém nunca tinha ouvido falar”.

Castro, então, reagiu. Em postagem nas redes sociais, ele disse que Paes “precisa entender que o que está sendo avaliado [na disputa eleitoral] é o seu governo, não o meu”. Ele sugeriu que o mandatário não precisaria “ficar nervoso quando for questionado sobre segurança pública; basta responder o que fez”. Segundo Castro, “o que ele [Paes] não fez todo mundo sabe”.

Apesar da disputa retórica, a corrida pela prefeitura do Rio segue tranquila para a reeleição de Paes. Ele tem 59% das intenções de voto, segundo a mais recente pesquisa Datafolha. Ramagem, por sua vez, aparece com 11%, enquanto o deputado federal Tarcísio Motta (PSOL) soma 6% das preferências.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo