Educação

Freixo diz que ministro da Educação será processado após carta

Governo enviou mensagem pedindo que escolas particulares leiam slogan de Bolsonaro, executem Hino e filmem a ação

Foto: Agência Câmara
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) afirma, em um vídeo divulgado nesta segunda-feira 25 em suas redes sociais, que entrará com um processo de crime de responsabilidade contra o ministro da educação, Ricardo Velez, após carta enviada por e-mail para escolas particulares.

A mensagem, assinada pelo ministro, pede que os responsáveis pelas escolas leiam o slogan de Bolsonaro, executem o Hino Nacional e filmem a ação que deve ser lida para professores, alunos, e demais funcionários das unidades.

“Brasileiros! Vamos saudar o Brasil dos nPSOLovos tempos e celebrar a educação responsável e de qualidade a ser desenvolvida na nossa escola pelos professores, em benefício de vocês, alunos, que constituem a nova geração. Brasil acima de tudo. Deus acima de todos”, traz o texto.

Leia também: Escola sem Partido e devaneios do ministro: educação chega à demência

Freixo lembra que esse slogan é o lema utilizado por Bolsonaro em sua campanha presidencial, logo o ministro não poderia utilizar isso como doutrinação. “Ele utiliza um lema de campanha para fazer doutrinação em massa nas escolas. Ministro, não é esse seu papel. Não é esse o tipo de pregação que cabe a um ministro de Educação. Vamos entrar com crime de responsabilidade contra o senhor”, diz o deputado.

“Fato gravíssimo”

Paulo Pimenta, líder do PT na Câmara, engrossa o coro do colega psolista. É “um fato gravíssimo”, afirma. “Trata-se de crime de improbidade, de apropriação de coisa pública para interesses particulares.” Pimenta anunciou que seu partido entrará com uma ação popular na Justiça e uma representação na Procuradoria-Geral da República contra o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez.

Ainda nesta segunda-feira, o MEC divulgou nota oficial confirmando o envio da carta. Seria “um pedido de cumprimento voluntário”, como “parte da política de incentivo à valorização dos símbolos nacionais”.

Leia também: Ricardo Vélez e o festival de besteira que assola a educação

Confira o vídeo:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo