Política

Freixo crava candidatura à Prefeitura do Rio em chapa com o PT

Deputado federal será o nome da esquerda para tentar tirar Crivella. E com apoio total de Lula

Lula e Marcelo Freixo Foto: reprodução
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL/RJ) confirmou à CartaCapital, neste sábado 9, sua candidatura para a Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro com uma coligação inédita incluindo PT, PV e, possivelmente, Rede e PCdoB. A posição de vice ainda não foi confirmada.

A ideia de se fazer uma coligação com os partidos de esquerda vinha acontecendo durante o ano de 2019, mas encontrava dificuldade de fixar um nome. O ex-presidente Lula cogitou indicar, para representar o PT, a deputada federal Benedita da Silva, mas voltou atrás e bateu o martelo no candidatura de Freixo.

Havia também uma disputa interna no PSOL para definir um nome. O vereador carioca Renato Cinco chegou a criticar Freixo por antecipar sua candidatura e se lançou como pré-candidato à Prefeitura pelo partido.

Segundo Freixo, seu nome já está definido e a intenção agora é que em outras cidades essa aliança da esquerda se repita. “É muito importante que esse campo possa estar unido porque ganhar em 2020 nas principais cidades é muito importante para ganhar em 2022”, afirmou o deputado.

Freixo e Lula

Nesta sábado, Freixo esteve ao lado de Lula durante a volta do ex-presidente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, após ficar 580 dias preso em Curitiba. Lula elogiou o trabalho do deputado do PSOL e disse que ele o acompanhará na caravana que o petista fará pelo Brasil.

Lula junto com Freixo em Sao Bernardo do Campo. Foto: Victor Rodrigues

Freixo também elogiou Lula e disse que, sempre que possível, acompanhará o petista nesse caminhada pelas cidades. “Lula tem um papel que é singular. Não à toa é um dos presidentes mais queridos e amados do Brasil. Ele cumpre um papel essencial no campo progressista”, afirmou o deputado.

Em 2016, Freixo, ainda deputado estadual pelo Rio, chegou a disputar a Prefeitura da cidade e foi para o segundo turno contra Marcelo Crivella, atual prefeito. Na ocasião, o PT se recusou a fechar com o PSOL e lançou a candidatura de Jandira Feghali, do PCdoB, para a disputa.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar