Mundo
Foragida, Zambelli planeja ser candidata na Itália
O objetivo da bolsonarista, condenada pelo STF, é ‘prosseguir com o trabalho político’, segundo advogado


O advogado Fabio Pagnozzi, integrante da defesa de Carla Zambelli (PL-SP), afirmou nesta segunda-feira 14 que a deputada federal licenciada considera disputar eleições na Itália.
Zambelli, alvo de um mandado de prisão expedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, é considerada foragida da Justiça brasileira.
“A prioridade da deputada é provar a inocência e retornar ao Brasil para continuar com a atuação legislativa. É o que ela quer”, disse Pagnozzi nas redes sociais. “Se isso não for possível, ela pretende ingressar em uma legenda na Itália para concorrer nas eleições italianas e prosseguir com o trabalho político.”
Em 5 de junho, a Interpol incluiu Zambelli em sua lista de difusão vermelha. A solicitação foi encaminhada pela Polícia Federal após Moraes determinar a prisão preventiva da bolsonarista, que já havia fugido do Brasil.
Por 5 votos a 0, a Primeira Turma do STF sentenciou Zambelli em maio a dez anos de prisão e à perda do mandato no caso da invasão a um sistema do Conselho Nacional de Justiça.
Ao ordenar a prisão, Moraes afirmou que a jurisprudência do Supremo “é firme no sentido da decretação da prisão em razão da fuga do distrito da culpa, quando demonstrada a pretensão de se furtar à aplicação da lei penal”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Após ameaça de multa, Zambelli promete devolver imóvel funcional em 10 dias
Por CartaCapital
Foragida na Itália, Zambelli pede mais prazo para desocupar apartamento funcional em Brasília
Por CartaCapital
Condenado com Zambelli, Delgatti pede para cumprir pena em regime semiaberto
Por CartaCapital