Política
Foragida na Itália, Zambelli diz em vídeo que é ‘exilada política’ e agradece apoio de Flávio Bolsonaro
O senador pediu nesta semana que autoridades italianas recebessem a deputada licenciada, condenada a 10 anos de prisão no Brasil


Foragida da Justiça há quase dois meses, a deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) publicou um vídeo no sábado 26 dizendo que vive como “exilada política” na Itália enquanto aguarda a decisão do governo italiano sobre possível extradição ao Brasil.
No vídeo, Zambelli aparece de boné e em um local fechado enquanto agradece ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) por ter pedido para que a deputada seja recebida pela primeira-ministra da Itália, Georgia Meloni, e pelo vice-primeiro-ministro Matteo Salvini por ser uma “perseguida política no Brasil”. A menção de Zambelli a Flávio diz respeito a uma entrevista concedida ao portal Metrópoles nesta semana, quando o senador pediu que o governo italiano abrisse as portas do governo a Zambelli, que teria recorrido ao país por saber que “não enfrentaria um processo justo e imparcial”.
A gravação foi publicada em um perfil alternativo da deputada, que teve seu perfil oficial bloqueado nas redes sociais em 4 de junho por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, após fugir por ter sido condenada a dez anos de prisão pelo envolvimento no ataque ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça.
A deputada federal também enfrenta um processo de perda de mandato após ser condenada pelo STF. A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados abriu em 23 de junho o prazo de até cinco sessões para que Zambelli apresente sua defesa e indique provas ao processo de cassação.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.