Política
Fonteles caminha para reeleição em 1º turno no Piauí, indica pesquisa AtlasIntel
O atual governador tem quase 40 pontos de vantagem para o segundo colocado, segundo pesquisa
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), é o favorito dos eleitores do estado e tem caminho aberto para ser reeleito em primeiro turno, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira 19 pelo instituto AtlasIntel.
O levantamento mostra que Fonteles é o preferido de nada menos que 63,4% do eleitorado piauiense a esta altura, índice mais que suficiente para garantir a vitória sem necessidade de uma segunda rodada. O atual governador tem vantagem de quase 40 pontos para o adversário mais próximo, Joel Rodrigues (PP).
Confira os percentuais:
- Rafael Fonteles (PT) – 63,4%
- Joel Rodrigues (PP) – 24,7%
- Mainha (Podemos) – 1,8%
- Elizeu Aguiar (Novo) – 0,6%
- Toni Rodrigues (PL) – 0,6%
- Francisco Jurity (DC) – 0,2%
- Givaldo Oliveira (PSOL) – 0,1%
- Ravenna Castro (Democrata) – 0%
- Branco/nulo – 4,9%
- Não sei – 3,6%
O desempenho eleitoral de Fonteles está alinhado com a boa avaliação do governo estadual. Segundo o mesmo levantamento, 65% dos eleitores piauienses aprovam o trabalho do governador, contra 26% que desaprovam (9% não responderam).
O AtlasIntel não fez nenhuma simulação de segundo turno. A pesquisa contou com a participação de 1.240 eleitores piauienses, que responderam questionários pela internet entre os dia 13 e 18 de maio. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o código PI-05475/2026.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Flávio Bolsonaro tenta barrar divulgação de pesquisa que mostrou queda nas intenções de voto
Por CartaCapital
AtlasIntel aponta favoritismo de Rafael Fonteles (PT) no Piauí; veja os números
Por Wendal Carmo




