Política
Foguete do Exército disparado em exercício militar cai em plantação em Formosa (GO)
Força tem uma base na cidade, localizada no Entorno de Brasília


Um foguete lançado da base do Exército em Formosa (GO), no Entorno de Brasília, se desviou de sua rota e caiu numa plantação próxima na quarta-feira. Segundo o Exército, o fato ocorreu durante um exercício militar do Curso de Operação do Sistema de Mísseis e Foguetes para oficiais e sargentos. A instituição informou também que já está trabalhando nas investigações.
“Após o incidente, a equipe de instrutores e monitores, acompanhados da equipe médica do exercício, compareceu ao local do impacto, onde constatou não haver vítimas ou danos materiais. O exercício foi planejado para ocorrer dentro dos limites do Campo de Instrução de Formosa (CIF), tendo sido adotadas todas as medidas de segurança”, diz trecho da nota do Comando Militar do Planalto.
Na quarta, em discurso na Câmara, o deputado José Nelton (PP-GO) disse que convidaria o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e o comandante do Exército, Marco Antônio Freire Gomes, para dar as devidas explicações ao Congresso.
— Foi lançado e mudou o trajeto dele, caindo perto da cidade, numa plantação de soja. Isso é muito grave. Diante deste grave incidente, eu estarei convidando o ministro da Defesa, convidando também o general do Exército, o comandante do Exército brasileiro e o comandante do Forte de Santa Bárbara para comparecer no plenário ou na comissão para dar as devidas explicações para este Congresso Nacional. Como pode um míssil ser lançado e ser desviado? Caiu em uma plantação de soja bem ao lado da cidade de Formosa — disse o deputado na quarta.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Área técnica do TCU sugere intimação de hospitais militares por compra de próteses penianas
Por Estadão Conteúdo
Amorim: Governos do PT prestigiaram as Forças Armadas e Lula não tem de ‘pedir licença’ a militares
Por Leonardo Miazzo e Alisson Matos
Major bolsonarista preso por desobediência já havia sido punido por comemorar golpe de 64
Por Estadão Conteúdo