Política

Flordelis é intimada a colocar tornozeleira eletrônica

Parlamentar tem de cumprir determinação até quinta-feira 8

A DEPUTADA FLORDELIS. FOTO: MICHEL JESUS/AGÊNCIA CÂMARA
Apoie Siga-nos no

A deputada federal Flordelis (PSD-RJ) foi intimida pela Justiça a se apresentar à Secretaria de Administração Penitenciária (Seap-RJ) para instalação de uma tornozeleira eletrônica. A decisão, tomada na noite de terça-feira 6 pela juíza Nearis dos Santos Arce, da 3ª Vara Criminal de Niterói (RJ), estabelece que a parlamentar deve cumprir a ordem até a noite da quinta-feira 8.

Flordelis é acusada de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019. Em agosto deste ano, o Ministério Público e a Polícia Civil do Rio de Janeiro denunciaram a deputada por homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio duplamente qualificado, associação criminosa, uso de documento falso e falsidade ideológica.

Na última quinta-feira 1, o corregedor da Câmara dos Deputados, Paulo Bengston (PTB-PA), apresentou parecer favorável ao prosseguimento de processo disciplinar contra Flordelis. Esse parecer será avaliado pela Mesa Diretora da Câmara, que poderá encaminhar o caso ao Conselho de Ética para abertura de processo contra Flordelis. Caberá ao conselho recomendar ou não ao plenário a cassação do mandato da parlamentar.

“Ela [Flordelis] não conseguiu trazer para a Corregedoria provas de que não quebrou o decoro parlamentar. Por isso, estamos encaminhando a continuidade do processo. Fizemos as dez perguntas. Ela explicou, mas não trouxe as provas daquilo que falou”, afirmou Bengston, após entregar à presidência da Câmara seu parecer de 16 páginas.

Bengston acredita que, se o processo contra Flordelis chegar rapidamente ao Conselho de Ética, o caso poderá ser encerrado até o fim de novembro. “Nós adiantamos muito o processo. Entregamos com quase 30 dias de antecedência”, declarou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.