Política
Flávio Bolsonaro tem 5 pontos de vantagem na disputa com Lula em São Paulo, mostra pesquisa
Em possível enfrentamento de segundo turno, a diferença diminui e há empate técnico no limite da margem de erro
O instituto Real Time Big Data, que apresentou nesta segunda-feira 24 levantamentos para o governo e o Senado em São Paulo, também ouviu dos eleitores paulistas as preferências na disputa pela presidência da República. E há vantagem para Flávio Bolsonaro (PL) na disputa com Lula (PT) em primeiro turno.
Segundo o levantamento, Flávio lidera e tem cinco pontos de vantagem para o petista. Os demais candidatos aparecem distantes. No embate de segundo turno, há empate técnico no limite da margem de erro, com o filho de Jair Bolsonaro ainda numericamente à frente de Lula.
O estado de São Paulo tem, de longe, o maior colégio eleitoral do país, com 34,1 milhões de eleitores aptos a votar. É mais que o dobro do segundo maior colégio eleitoral, o de Minas Gerais, que tem 16,3 milhões.
Veja os percentuais:
Primeiro turno
- Flávio Bolsonaro (PL) – 38%
- Lula (PT) – 33%
- Renan Santos (Missão) – 7%
- Pablo Marçal (PRTB) – 7%
- Ronaldo Caiado (PSD) – 4%
- Romeu Zema (Novo) – 3%
- Escritor Augusto Cury (Avante) – 1%
- Outros* – 1%
- Nulo/branco – 3%
- Não sabe/não respondeu – 3%
*Rui Costa Pimenta (PCO), Samara (UP), Edmilson Costa (PCB), Hertz Dias (PSTU), Clariana Barão (DC) e Wilson Grassi (Democrata), somados, atingiram 1% e estão listados como “outros”.
Segundo turno
- Flávio Bolsonaro (PL) – 49%
- Lula (PT) – 45%
- Nulo/branco – 3%
- Não sabe/não respondeu – 4%
O Real Time Big Data ouviu 2 mil eleitores de São Paulo entre os dia 19 e 22 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral com o código BR-06537/2026.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.




