Política

Flávio Bolsonaro pagou 86 mil reais em dinheiro vivo na compra de salas comerciais

Rachadinhas: Senador deu respostas imprecisas durante depoimento ao MP do Rio de Janeiro

(Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
Apoie Siga-nos no

O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) admitiu que usou dinheiro em espécie na compra de salas comerciais no Rio de Janeiro.

A informação é do jornal O Globo, com base nos depoimentos do próprio senador e de funcionários de construtoras envolvidas na operação.

Os relatos do senador ocorreram em 7 de julho para o promotor Luis Fernando Ferreira Gomes, no Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ), no inquérito que apura a prática de rachadinha.

De acordo com a reportagem, a compra teve o uso de 86,7 mil reais em dinheiro vivo enquanto ele era deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio.

Ainda segundo a publicação, o parlamentar afirmou que pediu os valores emprestados para o pai, o presidente Jair Bolsonaro, e um irmão. Flávio também citou a possível ajuda de Jorge Francisco, pai do ministro Jorge Oliveira, da Secretaria-Geral da Presidência, e chefe de gabinete de Jair Bolsonaro de janeiro de 2001 a março de 2018, quando faleceu.

“Eu saí pedindo emprestado para o meu irmão, para o meu pai, eles me emprestaram esse dinheiro. Tá (sic) tudo declarado no meu imposto de renda, que foi comprado dessa forma (por meio de empréstimo). Depois eu fui pagando a eles esses empréstimos. Acho que o Jorge (Francisco), que era chefe de gabinete do meu pai, também me ajudou” , disse Flávio.

No depoimento, o promotor questionou Flávio sobre como foram pagos os empréstimos feitos junto a seus familiares para custear as salas. O senador disse que também retornou os valores em dinheiro vivo.

“Não. Era em espécie, em dinheiro”, afirmou.

“O senador disse que não se recordava”, rebateu o promotor.

“Como era em família, não lembro agora exatamente como foi feito. Se foi parcelado ou uma vez só”, respondeu Flávio.

30 mil reais em casa

Durante o depoimento, o senador tambem foi indagado sobre a origem do dinheiro em espécie que foi utilizado por ele e sua família para pagar diferentes despesas pessoais ao longo dos anos.

Os promotores citaram o pagamento de 30 mil em dinheiro feito ao empresário David Macedo Neto durante a compra de um apartamento em um condomínio na Avenida Lucio Costa, na Barra da Tijuca.

“Eu tinha uma coisinha guardada em casa, preferi fazer desse jeito”, afirmou.

O promotor  então pergunta: “Uma coisinha, 30 mil?”

O senador retruca que “é só isso que ele declarou aí”.

Perguntando se tinha mais dinheiro vivo em casa, Flávio afirmou que “provavelmente não” e “não guardava tanto dinheiro em casa”.

Antes, ao promotor Eduardo Carvalho, Flávio havia dito que guardava “para despesas pequenas pessoais”.

“Vou chutar aqui, devo ter R$ 8 mil em casa, de vez em quando. Não vou juntando dinheiro em casa, não”.

Sobre Queiroz,  Flávio disse desconhecer a contratação de assessores extraoficiais pelo ex-assessor.

“Que eu saiba, não. Jamais permitiria”.

Os promotores perguntaram então se Queiroz teria mentido.

“Pode ser verdade (a versão de Queiroz), mas se eu soubesse, não permitiria “, concluiu

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo