Política

Fichados pela polícia estão na linha de frente do 7 de Setembro bolsonarista

De Roberto Jefferson a Allan dos Santos, militantes miram instituições e cobram Bolsonaro, diz jornal

O presidente Jair Bolsonaro em campanha pela reeleição. Foto: Douglas Magno/AFP
Apoie Siga-nos no

A tentativa de Jair Bolsonaro (PL) de usar o 7 de Setembro para emparedar o Supremo Tribunal Federal e o Tribunal Superior Eleitoral conta com a mobilização de militantes fichados pela polícia por ações extremistas e notícias fraudulentas.

Um levantamento conduzido pelo jornal O Estado de S.Paulo identificou pelo menos 25 nomes a ocuparem a linha de frente da organização bolsonarista para o Dia da Independência. Juntos, têm cerca de 30 milhões de seguidores nas redes sociais.

Na lista estão figuras como o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), os blogueiros Bernardo Kuster, Oswaldo Eustáquio e Allan dos Santos, a deputada Carla Zambelli (PL-SP) e veículos de extrema-direita.

Jefferson chegou a divulgar, no domingo 4, um vídeo com ataques diretos ao ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, e cobranças a Bolsonaro.

“É o Xandão que vai estabelecer o que o povo pode fazer em 7 de Setembro? Ano passado foi um fracasso, você fez um discursinho meia boca com medo de não sei o quê. Agora você vai deixar eles mijarem em você? Poste não mija em cachorro, Bolsonaro. Reage, Bolsonaro, ou acabou. Ou pede o boné e acabou.”

O jornal obteve também um e-mail em que Allan dos Santos afirma a seguidores não ser possível “usar o ‘discurso moderado’ como ferramenta contra a tirania”. Por isso, segundo ele, o 7 de Setembro será “o dia em que vamos mostrar que nada pode ser maior que a força popular”.

Entre integrantes da lista, há ainda declarações sobre mortes de “inimigos do Brasil” e “expulsar demônios”.

No sábado 3, a quatro dias do 7 de Setembro, o próprio Bolsonaro voltou a atacar Moraes durante uma agenda no Rio Grande do Sul. No ano passado, o ex-capitão se referiu ao magistrado como “canalha” e ameaçou não cumprir decisões judiciais.

Desta vez, o presidente afirmou que quem recorreu a uma “canetada” para autorizar a operação da Polícia Federal contra empresários bolsonaristas é “vagabundo”. Moraes foi o responsável por avalizar, a pedido da PF, uma ação contra empresários que defenderam, no WhatsApp, um golpe em caso de vitória de Lula (PT) nas eleições.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo