Economia

Fernando Haddad anuncia novos integrantes de sua equipe no Ministério da Fazenda

O ex-prefeito de São Paulo indicou mulheres para assumir postos jurídicos e internacionais da pasta

Fernando Haddad anuncia novos integrantes de sua equipe no Ministério da Fazenda
Fernando Haddad anuncia novos integrantes de sua equipe no Ministério da Fazenda
Fernando Haddad, Tatiana Rosito ao centro e Fernanda Santiago a direita — Foto: YouTube/Reprodução
Apoie Siga-nos no

O futuro ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) anunciou em coletiva de imprensa nesta quarta-feira 28, a indicação de novas dirigentes da pasta do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A procuradora Fernanda Santiago será assessora especial de Assuntos Jurídicos do Ministério da Fazenda e a diplomata Tatiana Rosito será secretária internacional da pasta. 

Fernanda Santiago atua desde 2016 na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN). É formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com pós-graduação em Direito Público na Universidade Candido Mendes e em Direito do Estado pela Escola Superior da Procuradoria do Estado de SP. Também é mestranda em Direitos Humanos, com foco em Racismo Institucional, na Universidade de São Paulo (USP).

Tatiana Rosito é diplomata e economista, atualmente consultora do New Development Bank (NDB) em Xangai. Trabalhou mais de dez anos na Ásia, onde serviu nas Embaixadas do Brasil em Pequim e Cingapura, após seu posto na Missão do Brasil junto às Nações Unidas, em Nova York. Foi Representante Chefe da Petrobras na China e Gerente Geral de Desenvolvimento de Negócios na Ásia entre 2017 e 2019.

No setor público, Rosito foi Secretária Executiva da Câmara de Comércio Exterior da Presidência da República (CAMEX) e Assessora Especial dos Ministros da Fazenda e do Planejamento.

Elas se juntam aos quatro integrantes anunciados nas semanas anteriores. Os economistas Bernard Appy, para a Secretaria Especial de Reforma Tributária, e Gabriel Galípolo, que será o secretário-executivo da Fazenda, número 2 na pasta.  

Anelize Lenzi Ruas de Almeida indicada para o comando da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), ela já atuava na Procuradoria desde 2006. Com ela, o subprocurador será Gustavo Caldas.

Desde a confirmação do seu nome na chefia do Ministério da Fazenda, Haddad tem realizado uma série de reuniões com representantes do setor financeiro, inclusive com o atual ministro da Economia, Paulo Guedes, com quem discute além do teto de gastos, a isenção de impostos federais sobre os combustíveis.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo