Política

Fernández entrega prêmio a Lula por defesa dos direitos humanos: ‘Sempre lutou pela democracia’

‘Estou muito feliz que Lula, perseguido injustamente e condenado injustamente, tenha a reivindicação que merece: a de um homem de bem’

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula recebeu, nesta sexta-feira 10, o Prêmio Azucena Villaflor, em Buenos Aires, capital da Argentina. A homenagem “tem o objetivo de reconhecer cidadãos ou entidades que se destacam, por sua trajetória cívica, na defesa dos direitos humanos”.

A cerimônia de entrega do prêmio teve o comando do presidente Alberto Fernández e da vice-presidenta Cristina Fernández de Kirchner. O ex-presidente do Uruguai José Mujica também foi homenageado.

“Estou muito feliz que meu amigo Lula, que foi perseguido injustamente e condenado injustamente, tenha a reivindicação que merece: a de um homem de bem que nunca infringiu o direito e que sempre lutou pela democracia”, disse Alberto na premiação.

“Cristina e eu sabemos o que vale a democracia, o que valem os direitos humanos. Nestes tempos em que a democracia é atacada por posições extremas, intolerantes, xenófobas, homofóbicas, todos sabemos o que vale a unidade dos setores populares”, completou.

Além da premiação, como parte das comemorações pelos 38 anos da recuperação da democracia na Argentina, Lula participará do Festival Democracia para Sempre, na simbólica Plaza de Mayo, no centro de Buenos Aires.

Em 10 de dezembro de 1983, Raúl Alfonsín, da União Cívica Radical, assumiu a Presidência após os anos de ditadura militar (1976-1983) no país. A data também marca o Dia dos Direitos Humanos, celebrado em todo o mundo desde 1948, ano em que a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamando seus princípios como “um ideal comum para todos os povos e nações”.

“Nesta sexta, voltaremos a nos encontrar na Praça. Haverá música para desfrutar e estaremos com Alberto e Lula. Como sempre, traga a sua bandeira: a argentina”, diz Cristina em um vídeo publicado nas redes sociais.

Ao diário argentino Pagina 12, Lula afirmou sentir “um orgulho imenso por participar de um ato que comemora a reconquista da democracia”.

“Além de participar do evento e de me encontrar com sindicalistas, é um gesto de agradecimento a Alberto Fernández pela solidariedade quando estive preso no Brasil”, acrescentou o petista.

Em julho de 2019, Fernández visitou Lula na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR). À época, o argentino era candidato à Presidência e liderava as pesquisas contra o então mandatário, Mauricio Macri. A chapa Alberto/Cristina venceu a eleição meses depois, em outubro.

No sábado 6, o deputado Máximo Kirchner, filho de Cristina e líder da bancada da coalizão governista Frente de Todos, lançou um apelo para “lotarem completamente a praça” em apoio a Lula.

“Convido o povo argentino a abraçar alguém que, assim como Cristina, sofreu perseguição judicial, e que voltará a ser presidente do Brasil”, declarou o parlamentar.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo