Política

Férias de fim de ano de Bolsonaro custaram mais de R$ 2 milhões aos cofres públicos

Os dados foram obtidos pelo deputado federal Elias Vaz (PSB-GO); o governo levou quase três meses para responder aos requerimentos

Bolsonaro em férias milionárias na virada para 2021. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

As férias de fim de ano do presidente Jair Bolsonaro custaram mais de 2,4 milhões de reais aos cofres públicos. O chefe do Palácio do Planalto passou o fim de 2020 e o início de 2021 entre Santa Catarina e o litoral de São Paulo.

Os dados sobre os gastos de Bolsonaro foram obtidos pelo deputado federal Elias Vaz (PSB-GO), que solicitou as informações à Secretária-Geral da Presidência e ao Gabinete de Segurança Institucional.

Quase três meses depois de apresentados os requerimentos, vieram as respostas. O ofício n° 152/2021/SG/PR/SG/PR, enviado pela Secretaria-Geral da Presidência, revela que as despesas pagas com cartão corporativo nas férias do ex-capitão chegaram a 1.196.158,40 reais.

Nesse montante estão incluídos os gastos com hospedagem do presidente e de sua comitiva, alimentação e combustível.

Já o ofício n° 57/2021/SE/GSI/GSI/PR, do Gabinete de Segurança Institucional, calcula o custo de 1.053.889,50 reais com manutenção e combustível dos aviões utilizados pela comitiva. A prestação de contas apontou o gasto de 185 mil dólares e a conversão para a moeda brasileira foi feita pelo deputado do PSB. O montante se refere à “locomoção terrestre, aquática e aérea do presidente, sua família, convidados e toda a equipe de profissionais, inclusive da segurança”.

Elias Vaz também pediu ao GSI as informações sobre “o valor total com passagens aéreas e diárias a agentes públicos civis e militares”. Neste caso, o gasto chegou a 202.538,21 reais.

Segundo o parlamentar, o comportamento de Bolsonaro “é um verdadeiro tapa na cara do povo brasileiro”.

“No momento em que o País passa – e já passava – por uma quantidade de mortes absurda, o mundo começava a vacinar e o Brasil não, o fim do auxílio emergencial, enfim, um problema social e sanitário agudo, o presidente consegue tirar férias e ainda ter o absurdo de gastar mais de 2,4 milhões de reais nessas férias com dinheiro público”, criticou Vaz em contato com CartaCapital. “É um grande absurdo, é de indignar a sociedade como um todo”.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar