Política

Federação com o PT será formada mesmo sem o PSB, diz presidente do PV

Com divergências eleitorais nos estados e na composição da diretoria do bloco, um acordo entre petistas e socialistas ainda não saiu

Fernando Haddad e Penna. Foto: PV
Apoie Siga-nos no

O presidente do PV, José Luiz Penna, afirmou nesta quarta-feira 23 que a federação com o PT e o PCdoB sairá do papel mesmo se o PSB desistir de compor o bloco.

“Eu trabalho para que o PSB não saia, mas caso a dificuldade permaneça a gente vai tocar a federação com quem ficar”, disse em conversa com CartaCapital. “Já fizemos consultas no partido. Do nosso lado, está tudo feito”.

O dirigente vê com “surpresa” a possível não participação dos socialistas e reconhece que há “um enorme desentendimento”. “É lastimável porque não é bom para ninguém”.

Com divergências eleitorais nos estados e na composição da diretoria da federação, um acordo entre petistas e socialistas ainda não saiu.

Um dos impasses está em São Paulo, onde o PT pretende lançar o ex-prefeito Fernando Haddad como candidato ao governo do estado e o PSB defende a candidatura de Márcio França.

Na última terça-feira 22, o ex-presidente Lula reuniu-se com França e ouviu do pessebista razões que o qualificariam para ser o candidato da federação no estado.  Um dos pedidos foi que a decisão entre ele e Haddad ocorra após a realização de uma pesquisa em maio ou junho.

Há ainda outros obstáculos, como no Espírito Santo, onde o PT indicou o nome do senador Fabiano Contarato para concorrer ao Executivo estadual. O atual governador, Renato Casagrande, é do PSB e pretende disputar a reeleição.

No Rio Grande do Sul, a disputa se dá entre Edegar Pretto (PT) e Beto Albuquerque (PSB).

Após os partidos entrarem em um acordo em Pernambuco, onde o senador Humberto Costa (PT) retirou a sua candidatura ao governo do estado em favor de um nome a ser indicado pelo governador Paulo Câmara (PSB), a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, disse que antes de resolver o assunto em São Paulo era preciso acertos no Espírito Santo e no Rio Grande do Sul.

Penna ressalta que, das federações em formação, a que o PV participará é a mais adiantada e reforça que a união é importante porque a eleição se dará entre democratas e autoritários.

Se concluída, a federação será obrigada a lançar chapas conjuntas em todos os estados e a atuarem unidas por quatro anos no Congresso e nas Assembleias.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo