Política
Fátima Bezerra é eleita governadora do Rio Grande do Norte
Senadora petista teve 57,6% dos votos e ex-prefeito de Natal chegou a 42,4%


A senadora Fátima Bezerra (PT) é a nova governadora do Rio Grande do Norte. Ela obteve 57,6% dos votos, deixando para trás o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT), com 42,4%.
Formada em Pedagogia e entusiasta de Paulo Freire, a parlamentar atuou na revolução educacional com a expansão da Universidade Federal Rural do Semiárido, inaugurada pelo ex-presidente. A escola, que contava com dois cursos, passou a oferecer 42 graduações a quase dez mil estudantes de diversos lugares, especialmente do Nordeste.
Essa foi a primeira eleição em quase cinquenta anos sem a presença de Henrique Alves (MDB), eleito onze vezes consecutivas para a Câmara Federal. Preso e depois liberado devido a investigações que apontam desvios em obras públicas, o veterano assistiu seu partido apoiar a candidatura de Carlos Eduardo, ex-prefeito de Natal.
Carlos Eduardo, filho do político Agnelo Alves, filiado ao PDT. Ele se formou em Direito, no Rio de Janeiro, e, em 1986, conquistou o cargo de deputado estadual pelo antigo PMDB. Foi eleito três vezes.
Do outro lado, eleita senadora em 2014, com quase 55% dos votos, Fátima Bezerra teve duas passagens como deputada estadual e outras duas como federal. A associação ao legado de Lula esteve na linha de frente da campanha de Fátima.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.