Fachin nega pedido de Lula para suspender processo do tríplex no Guarujá

Defesa do ex-presidente pediu suspensão do caso até que a Corte analise suspeição de Sergio Moro

Créditos: EBC

Créditos: EBC

Política

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido de liminar apresentado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela suspensão do processo do tríplex atribuído ao petista, em Guarujá (SP).

A defesa do ex-presidente solicitou que o caso fosse suspenso no Superior Tribunal de Justiça (STJ) até que a Segunda Turma do STF analise a suspeição do ex-juiz Sergio Moro e dos procuradores da Lava Jato. O STF julgará se eles atuaram com motivação política durante a operação.

No entendimento de Fachin, a análise da suspeição de Moro e dos procuradores não é suficiente para suspender o processo contra o ex-presidente. “Não verifico ilegalidade evidente, razão pela qual, sem prejuízo de ulterior reapreciação da matéria no julgamento final do presente habeas corpus, indefiro a liminar”, sentenciou Fachin.

A defesa de Lula havia protocolado anteriormente outros dois habeas corpus apontando suposta parcialidade de Moro, responsável pela condenação em primeira instância, e dos procuradores da força-tarefa da Lava-Jato. Os dois pedidos foram rejeitados.

Lula foi condenado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) a oito anos e dez meses de prisão, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

 

Junte-se ao grupo de CartaCapital no Telegram

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem