Política

Fachin nega pedido de Lula para suspender processo do tríplex no Guarujá

Defesa do ex-presidente pediu suspensão do caso até que a Corte analise suspeição de Sergio Moro

Créditos: EBC
Apoie Siga-nos no

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido de liminar apresentado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela suspensão do processo do tríplex atribuído ao petista, em Guarujá (SP).

A defesa do ex-presidente solicitou que o caso fosse suspenso no Superior Tribunal de Justiça (STJ) até que a Segunda Turma do STF analise a suspeição do ex-juiz Sergio Moro e dos procuradores da Lava Jato. O STF julgará se eles atuaram com motivação política durante a operação.

No entendimento de Fachin, a análise da suspeição de Moro e dos procuradores não é suficiente para suspender o processo contra o ex-presidente. “Não verifico ilegalidade evidente, razão pela qual, sem prejuízo de ulterior reapreciação da matéria no julgamento final do presente habeas corpus, indefiro a liminar”, sentenciou Fachin.

A defesa de Lula havia protocolado anteriormente outros dois habeas corpus apontando suposta parcialidade de Moro, responsável pela condenação em primeira instância, e dos procuradores da força-tarefa da Lava-Jato. Os dois pedidos foram rejeitados.

Lula foi condenado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) a oito anos e dez meses de prisão, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo