Política

Facebook diz que proibirá anúncios que questionem a legitimidade da eleição

‘Além disso, não permitimos incitação à violência e proibimos discurso de ódio’, informa a Meta, dona da plataforma

Foto: Facebook/Reprodução
Apoie Siga-nos no

A Meta, dona do Facebook, informou nesta terça-feira 16 que proibirá postagens pagas que questionem a legitimidade das eleições.

“A remoção de conteúdos que violam nossas políticas voltadas para supressão de votos — ou seja, para conteúdos que desestimulam o voto ou interferem na votação — está entre nossas respostas a potenciais interferências ao processo eleitoral”, declarou a empresa. “Além disso, não permitimos incitação à violência e proibimos discurso de ódio.”

Um relatório de pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital, da UFBA, publicado na semana passada, aponta que a dois meses da eleição as plataformas de tecnologia – como aplicativos de mensagens, redes sociais e sites de veiculação de vídeos – ainda representam entraves no enfrentamento às fake news.

Apesar de firmarem um memorando de entendimento com o Tribunal Superior Eleitoral, as big techs falham na checagem de conteúdos, na agilidade para processar denúncias e na transparência para combater a desinformação, segundo o estudo.

O relatório destaca, em especial, brechas nas redes sociais do grupo Meta (Facebook, WhatsApp e Instagram) e no Google (YouTube). O Facebook, por exemplo, não garante que notícias falsas serão removidas, mas terão apenas o alcance reduzido.

Para os pesquisadores, a medida não enfrenta o problema, “apenas dá mais trabalho para os propagadores desse tipo de conteúdo, que pode ser replicado infinitamente por diversos perfis diferentes”, algo não considerado no memorando.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.