Política

Fábio ‘Lulinha’ tem investigação na Lava Jato suspensa por incompetência

A decisão ocorre uma semana depois de seu pai, o ex-presidente Lula, ter quatro processos anulados pelo mesmo motivo

Foto: Lula Marques/Fotos Públicas
Apoie Siga-nos no

O Tribunal Regional Federal da 3ª região suspendeu por tempo indeterminado uma investigação contra Fábio Luís Lula da Silva que corria na Vara Federal do Rio de Janeiro. No pano de fundo da decisão publicada nesta sexta-feira 26 está a incompetência da 13ª Vara federal de Curitiba pela agora extinta força-tarefa da Lava Jato onde a ação começou a tramitar em 2019.

A decisão ocorre uma semana depois de seu pai, o ex-presidente Lula, ter quatro processos anulados pelo mesmo motivo.

A sequência dos fatos chama atenção de advogados ligados à família. “Comprovamos que eles tinham uma estratégia própria para perseguir não apenas Lula, mas seus familiares. Veja que a construção artificial da tal da competência universal da vara paranaense foi usada em ambos os casos. Com isso, eles garantiam espaço midiático, feito à base de espetáculo e coroavam o lawfare contra o ex-presidente”, contou uma fonte ligada à defesa.

Entenda o processo

Na época em que foi denunciado na 69ª fase da Lava Jato, a defesa de Fábio entrou com um habeas corpus denunciando a “competência artificial” do juízo curitibano que foi deferido e o processo acabou enviado para a Justiça federal em São Paulo. A 10ª Vara Federal de São Paulo declinou da competência alegando que o foro ideal seria o Rio de Janeiro. Agora, a ação está suspensa até que seja definido o foro competente para o caso.

“Defiro os provimentos liminares pleiteados para conceder efeito suspensivo aos recursos interpostos por Fábio Luís Lula da Silva, Fernando Bittar e Pedro Jereissati”, alegou o desembargador José Marcos Lunardelli em sua decisão publicada nesta tarde.

 

De acordo com Marco Aurélio de Carvalho, advogado que integra a defesa de Fábio Luis, coordenada por Fábio Tofic Simantob, “a competência de Curitiba foi afastada após a impetração de um HC que demonstrou a inexistência de correlação dos fatos investigados com qualquer assunto relacionado à Lava Jato”.

Fábio Luís foi alvo da Operação da Mapa da Mina por supostamente ter recebido R$ 132 milhões operadora Oi/Telemar com empresas que integram o grupo Gamecorp.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo