Política

Exoneração de Marta Suplicy é publicada por Nunes em Diário Oficial

Saída da equipe do prefeito de São Paulo abre caminho para a formalização da aliança entre ela e Guilherme Boulos (PSOL); Nunes fez questão de registrar que a ex-secretária saiu ‘pela porta dos fundos’

Marta Suplicy e o prefeito Ricardo Nunes - Divulgação/Prefeitura de SP
Apoie Siga-nos no

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), exonerou a secretária de Relações Internacionais, Marta Suplicy, após ela ter se reunido com o presidente Lula (PT) em Brasília e sinalizado que aceitou o convite para compor a chapa de Guilherme Boulos (PSOL) na disputa pelo comando da cidade em 2024.

Marta teria pedido a Nunes, segundo o UOL, que no ato de exoneração constasse o termo “a pedido” como justificativa da sua saída. O item faria com que, ao menos no papel, ela quem tivesse pedido demissão e não sido demitida. Nunes, no entanto, fez constar no Diário Oficial do município que a saída se deu ‘pela porta dos fundos’.

“RICARDO NUNES, Prefeito do Município de São Paulo, usando das atribuições que lhe são conferidas por lei, RESOLVE: Exonerar a senhora MARTA TERESA SUPLICY […] do cargo de Secretária Municipal”, diz a portaria publicada nesta quarta-feira 10, no Diário Oficial.

A tendência, agora, é que Marta seja confirmada nos próximos dias como candidata a vice na chapa do deputado federal. Boulos, por enquanto, desconversou sobre a possibilidade e disse ‘dar tempo ao tempo’.

As especulações em torno de uma possível aliança ganharam tração em novembro, após a ex-senadora afirmar ter conversado com o presidente Lula (PT) sobre as eleições municipais. Desde então, aliados passaram a sondá-la sobre a possibilidade de um retorno ao PT e uma eventual dobradinha com Boulos.

Na segunda-feira 8, Lula e Marta se reuniram no Palácio do Planalto para discutir o tema.

Marta Suplicy está há quase uma década fora do PT, legenda na qual esteve por 33 anos. Em 2015, se filiou ao MDB, depois ao Solidariedade e desde 2020 está sem partido. Na última eleição municipal, fez campanha para Bruno Covas (PSDB).

Apesar dos rumores, Nunes tentava minimizar a possibilidade de que a até então aliada migrasse para a campanha adversária. Sem saber do encontro com Lula, o prefeito chegou a dizer na manhã de segunda-feira ter confiança em Marta. Nas suas palavras, ‘ela teria comunicado com antecedência’ se existisse algo concreto.

A declaração mostra, portanto, como Nunes foi surpreendido pelo movimento da sua ex-secretária. Nas redes, bolsonaristas de primeira hora, como o advogado de Jair Bolsonaro (PL),  Fábio Wajngarten, falam em traição. O episódio reacendeu apelos de extremistas para que Ricardo Salles (PL) seja o candidato da direita no próximo pleito.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo